Por Fernando Abelha

Uma luz no final do túnel chega até nós. A emenda 118 na Medida Provisória – 12862024-20250207 encaminhada ao Congresso Nacional pelos deputados Abil-Ackel -PSDB/MG e Redimont-PT/RJ é um fato concreto.

Agora depende de cada um de nós ferroviários como um todo e, principalmente, das Federações, Sindicatos e Associações de Classe, estas para atuarem em Brasília. O editor deste blog irá acompanar esta atuação para conscientizar a categoria A emenda tem tudo de bom e verdadeiro e precisa prosperar para nossa tranquilidade. Ela corrige as injustiças e covardias cometidas contra os ferroviários da extinta RFFSA, nos últimos 20 anos, o que levou a categoria à situação de decadência que hoje se encontra envolvida. Desrespeitaram nossa história e a idade avançada dos remanescentes aposentados e pensionistas ainda vivos.

A emenda tem tudo para prosperar

Para nós, individualmente, cabe procurar em nossas cidades os parlamente que foram eleitos com nossos votos à Câmara dos Deputados e Senado Federal, pedir aos nossos amigos e parentes que façam o mesmo. Esta atitude poderá ser pessoal, preferencialmente, mas, também, por e-mails e Zaps

Espera-se das entidades que nos representam por todo país, Federações, Sindicatos Associações de Classe, sob a liderança de uma delas, que lutem em Brasília junto aos parlamentares.

Sobre esta esperança de todos nós ferroviários transcrevo a seguir e-mail recebido do nosso líder e amigo Adaulto Alves que retrata bem a importância deste momento:

– Abelha este trabalho que vc tem executado com este abnegado e grande líder Dr Alcir, além das pessoas que prestigiam nosso blog, ferroviavezevoz, com comentários  e outras participações discretas mas objetivas, no caso do Manoel Geraldo Costa, Celso Paulo  e Almir Gaspar, nos enchem de esperança. Existe uma luz no final do túnel, considerando que se trata de um processo político, basta repetir o que fizemos em 2007/2008. Nos dividimos em turmas e visitávamos os 513 deputados em seus gabinetes e 81 senadores quando havia a votação no plenário. Me lembro do apoio explícito do Paulo Maluf e do Dep Clodovil que se encantaram com a preleção do falecido Irapoan.

Certa vez conseguimos ainda ajuda do Vice Presidente Jose de Alencar e de outra vez com este mesmo trabalho junto ao presidente da República que era o atual.

Dirão que se passou muito tempo e nós envelhecemos. Mas aqueles que possuem o sangue ferroviário nas veias tira, de não sei onde, as energias por sua classe.”

Oportunidade única. É o momento. Ainda é tempo. Vamos acreditar e lutar