Senhora deputada federal, LAURA CARNEIRO (filha do saudoso senador NELSON CARNEIRO), o texto abaixo, publicado segunda-feira (24/03/206), no BLOG ferroviavezevoz.com, lembra um encontro, há quase um ano, em seu escritório, no Rio de Janeiro, de uma comissão de ferroviários aposentados da extinta RFFSA, com Vossa Excelência, ocasião em que a nobre deputada, muito receptiva e sensível às questões e aos pleitos que lhe foram apresentados pelo grupo visitante, teria se comprometido, moralmente, a adotar medidas no sentido de atender aos justos anseios da classe. Infelizmente, decorrido todo esse tempo, nada do que foi prometido ocorreu. Exsurge, na matéria exposta, uma oportunidade de a consagrada política se redimir.  

Rio de Janeiro, 24/03/2025

A DERRADEIRA ESPERANÇA. ARAUTOS SE UNEM E FAZEM A DIFERENÇA, IMBUÍDOS EM UM ÚNICO PROPÓSITO.

Uma parceria que dura quase cinco anos. Apraz-me dizer, reafirmo aqui, o quão honrado me sinto de ter, como amigo e parceiro, o ilustre professor e jornalista, FERNANDO JOÃO ABELHA SALLES, editor-chefe deste BLOG, um canal de comunicação de largo alcance no País, e além de suas fronteiras, criado em fevereiro de 2016. Ambos somos idosos, o autor deste texto, ferroviário/advogado, com 90 anos, e o prezado professor, ferroviário/jornalista, caminhando para os seus 89 anos. Juntos, lado a lado, com um único propósito, o de ajudar aos irmãos ferroviários, em especial aos que passam por privação, somamos e acumulamos nesta VIDA, a nossa experiência e, sobretudo, a nossa fé em DEUS.

A CARTA ABERTA, ora dirigida ao senhor LUIZ IGNÁCIO LULA DA SILVA, presidente da República Federativa do Brasil, era um objetivo nosso, tramado, faz tempo. Um documento que abre um leque de possibilidades, com apoio e solidariedade de amigos próximos. Não a publicamos em jornal, por absoluta falta de recursos, mas, sobre as questões nela abordadas, teremos uma matéria, em FORMA DE NOTÍCIAS, a ser publicada no jornal CORREIO BRASILIENSE. Inicialmente, priorizamos o envio de cópia ao MPF, no Rio de Janeiro, precedida de um pedido formal, objetivando uma Ação Civil Pública, ou quaisquer outras medidas, com vista à resolução das nossas questões. Algumas outras iniciativas foram tomadas, em seguida, com remessa, por e-mail, de cópia da CARTA, ao presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, ao senador JAQUES WAGNER (PT), líder do Governo, no Senado, ao deputado federal, JOSÉ GUIMARÃES (PT), líder do Governo, na Câmara, e ao senador RANDOLFE RODRIGUES, líder do Governo, no Congresso Nacional, inclusive à INFRA S.A., à SEST (Secretaria de Controle de Empresas Estatais do MGISP), junta à qual, cópia de Boletim Informativo da FNTF, aos ministérios dos TRANSPORTES e da FAZENDA.

A FNTF sempre teve acesso às publicações do BLOG. Muitos foram os apelos, as solicitações e sugestões em prol dos ferroviários (ativos e inativos) e pensionistas da extinta RFFSA, ao seu presidente, senhor FRANCISCO APARECIDO FELÍCIO, conhecedor do drama da classe, pelo menos nos últimos dez anos (2014 a 2024), no sentido de promover uma AÇÃO CIVIL COLETIVA, no âmbito da Justiça do Trabalho, mas jamais se manifestou a respeito, sempre se omitiu. É uma entidade que tem assessoramento  jurídico, sabe das leis que garantem os nossos direitos, do desespero que acomete milhares de companheiros, e do seu dever legal de lutar para que sejam cumpridas, mas, ignora-o, falta sensibilidade e compaixão ao seu dirigente.

ALCIR ALVES DE SOUZA             

Ferroviário/Advogado