
Por Fernando Abelha
Colaboração de Almir Gaspar
Inesperada e tocante notícia circulou semana passada pelos grupos de ferroviários da extinta RFFSA através do zap. Fotos do coronel de engenharia Stanley Fortes Baptista no decorrer das comemorações dos seus 97 anos de idade.
Na mesma data, coronel Stanley foi homenageado em João Pessoa, cidade onde estabeleceu sua residência, pelo general de brigada Alessandro, comandante do Primeiro Grupamento de Engenharia, instituição que fora fundada pelo coronel Stanley Baptista.
À cerimônia militar de homenagem, além do comandante do Grupamento, estiveram presentes o general de divisão Mario Ivan: general de brigada Galvão; vários outros militares da ativa e da reserva e a família do coronel Stanley, seu filho Stanley Filho, esposa Margo Hellyse e Davi, sobrinho. O homenageado foi saudado pelo general de brigada Alessandro, no que foi recepcionado por Stanley Filho que agradeceu a homenagem em nome de seu pai coronel Stanley.
Sobre o assunto assim se pronunciou o professor Wallace de Souza Vieira:
– Fiquei muito feliz de ter notícias do Coronel Stanley, o maior presidente que a RFFSA que teve um aprofundado olhar para o social, razão por que os ferroviários lhes são muito gratos pelos benefícios que alcançados.
A Fundação da REFER; o Plano de Cargos e Salários para 105 mil empregados; o Programa de Reciclagem e Desenvolvimento Gerencial são exemplos de sua gestão voltada aos valores humanos. Felizmente, tive muito próximo funcionalmente desta insigne pessoa, que marcou muito minha vida pessoal e profissional e permanece até hoje respeitado pelos ferroviários. Depois foi para o GEIPOT, onde repetiu o mesmo sucesso profissional. Fiquei muito feliz de vê-lo bem nos seus 97 anos. Parabéns”.

Tive a honra de conhece-lo nos anos 73/74. Dos muitos e grandes Presidentes da RFFSA foi o MAIOR deles. Homem de confiança do Presidente Geisel recebeu a missão de sanear a RFFSA, depois do horrendo acidente dos trens no Rio de Janeiro.
CurtirCurtir
Fez muito pela RFFSA e pelos ferroviários, tendo implantado o PCS de 1976, trazendo dignidade para a categoria. Parabéns para ele!
CurtirCurtir
Coronel Stanley.
Esse é nota 1000.
Muitas bençãos a ele e seus familiares.
CurtirCurtir