Recebemos do leitor ferroviário Jacks Roizman o seguinte  e-mail:

Meu caro Abelha

Gostaria que alguém me informasse o motivo de nenhuma associação de classe, com legitimidade em todo o Brasil, ter ajuizado ação pleiteando a correção da tabela salarial, entre as quais podemos citar a AARFFSA, FNTF, FAEF, entre outras, não entraram na justiça até hoje pleiteando a correção da tabela salarial da extinta RFFSA, completamente defasada há muitos anos, com alguns níveis abaixo do salário-mínimo, ferindo completamente a Constituição. Inclusive foi constituído um grupo de trabalho na época provando a irregularidade, fato reconhecido pela VALEC.

Atenciosamente

JACKS ROIZMAN

Nota da Redação

Prezado Jacks

De   há muito vimos questionando à algumas entidades de classe, a razão por quê não procuram a justiça para defesa dos nossos direitos.

A AARFFSA entende carecer de legitimidade por se tratar de uma ação trabalhista. No entanto, vem mantendo contados em Brasília nos seguimentos políticos e no executivo na busca de uma solução.

Por sua vez a FNTF, segundo contato mantido pelo blog com um dos seus diretores, que preferiu ficar no anonimato, entende que a FNTF estão ligados apenas os poucos ferroviários que ainda se encontram em atividade, transferidos que foram para a Infra S.A. com a extinção da RFFSA, alguns em cargos de confiança e que não têm interesse de questionar o empregador.

Esclareceu ainda que a FNTF vem, anualmente, impetrando os Dissídios Coletivos na data base de primeiro de maio, sem nunca ter perdido qualquer prazo e negocia com a Infra S.A.  os valores do INPC, sempre para os poucos ativos, de vez que os aposentados e pensionistas recebem o benefício por consequência legal. Com a FAEF, Federação dos Engenheiros não conseguimos contato.

Enfim:

Se parar o bicho come, se correr o bicho pega

Nesta toada, em pouco tempo, todos os ferroviários perderão a complementação obtida com muita luta através da negociações dos então líderes sindicais – diga-se Demistoclides Batista – Batistinha –  com o Ministério Transportes, e garantida por lei.