A propósito da matéria “Ferroviários: começam a ecoar opiniões sobre ação conjunta na defesa dos direitos da categoria”, publicada neste veículo de comunicação em 10 de janeiro, e o comentário do ferroviário Paulo Pessoa publicado há três dias, pelo qual questiona:
– Dr. Alcir Alves, seria importante saber das condições que este processo citado pelo Sr. JACKS foi viabilizado. Creio que a realidade, atual, da maioria dos “Ferroviários” requer qualquer sacrifício. Menos o suicídio final. Se, funciona para os engenheiros, até o momento. Mas será que a abordagem é a mesma. Apesar do objetivo ser o mesmo? Grato.”
O ferroviário e advogado da extinta RFFSA, Alcir Alves de Souza, irrefutável defensor do caminho pelo judiciário, para a recuperação das perdas salariais dos ferroviários, e em atenção ao comentário do colega Paulo Pessoa, assim se pronunciou:
– Sim, uma pergunta oportuna, sr. Paulo Pessoa.
É importante saber qual entidade ligada aos engenheiros ferroviários, é autora na ação em que pede atualização de salários/proventos da classe? Associações e Federações são competentes, na hipótese.
Concordo com a sugestão do colega JACKS, ora reiterada. Infelizmente, a política está entranhada nos três poderes da República. A barganha é imposta. O toma lá dá cá tem que estar presente. Não há dúvida de que Brasília é a sede, ou melhor, a jurisdição competente para esse tipo de demanda (ação coletiva).
A Banca Janot de Advogados, com escritório na Capital, ligada à AARFFSA, tem se mostrado idônea. Mas, creio que existem outras tanto quanto. O ideal, como sugere o colega JACKS, seria ter como patrono um advogado ligado a algum ministro do STF, com experiência e ingresso fácil naquela Corte.
O pedido de Tutela de Urgência é prioritário, deverá ser feito preliminarmente. Afinal, as razões que embasam a ação são muitas, datam de quase duas décadas. As partes, ou autores, quase todos com idade entre 75 e 90 anos, sofrem com o passar do tempo.
Já disse antes (e volto a repetir aqui,), uma demanda com uma boa exposição dos fatos, provas contundentes, fundamentos legais (no caso, as leis que nos asseguram os direitos perseguidos), jurisprudências, etc, com certeza será bem acolhida pela instância competente, que tenha como alçada apreciá-la e julgá-la.A União e a Infra S/A (substituta da Valec) terão muita dificuldade em contra-argumentar. Um lembrete, o advogado chefe da Banca Janot, provavelmente é parente do procurador JANOT, – então chefe da PGR, cujo cargo deixou recentemente.”
Nota da Redação
Dr. Alcir
Sob sua orientação, se conseguirmos um escritório de advocacia que se disponha patrocinar nossa causa pelas perdas salariais, com remuneração pelo êxito, este veículo de comunicação que interage com ferroviários de todo país, se coloca à disposição para servir como captador de participantes a fim de compor a lide.
Fernando Abelha

Um adendo. Quanto maior a quantidade de participantes na ação, maior interesse demonstrará a Banca contatada. É uma demanda que poderá ser breve ou longa, a depender do número de instâncias a percorrer. Não são questões complexas, já que os fatos, devidamente comprovados, são irrefutáveis. E, à vista de um juiz competente e isento, não tardarão a ter resposta. O pedido de Tutela de Urgência, ante a verocimidade dos fatos e o direito dos postulantes, assegurados pelas leis que todos conhecemos, poderá ser acolhido pelo julgador, sem mais nem menos. Também, a idade avançada dos autores, comprovada nos autos, ante o “periculum in mora”, é um fator que poderá influir nessa primeira decisão.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dr Alcir
Os ferroviários agradecem seu empenho e orientação
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dr. Alcir Alves, grato por responder. Quanto em saber do total de prováveis participantes da “Ação”, seria prático e direto, através deste, abençoado blog, disponibilizar uma relação ao qual seria nomeados os interessados. Claro, respeitando a proteção de dados. seria uma preliminar. Após o que, centralizaria a recepção da documentação necessária. Ai então, já com os responsáveis pela “Ação”.
CurtirCurtir
SE NÃO APARECER UMA ENTIDADE,QUE SE DISPONHA COORDENAR CENTRALIZAR E OBJETIVAMENTE OPERACIONALIZAR O PROCESSO, NÃO VAMOS A LUGAR ALGUM, FICAREMOS APENAS EM TROCA DE IMPRESSÕES.. QUAL.ENTIDADE SE HABILITA?
CurtirCurtir
Eles não têm o que agradecer. Nunca será tarde, lutam por um direito legítimo. Por que não se pensou assim, alguns anos atrás? Quanto a mim, professor, sem o seu incondicional apoio, nada teria alcançado de positivo. Estamos juntos.
CurtirCurtir
Antonio Narcélio Alves do Ceará, fico atento as informações, qualquer novidade é só me informar, estou de acordo ajuizar está questão. Agradeço pelo empenho do Dr Alcir Alves.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Erro meu: Onde se lê “verocimidade”, leia-se verossimilidade (verossimilhança, que se assume como verdadeiro). Pelo desculpas. Alcir.
CurtirCurtir
boa tarde por favor sabe informar se vão assinar os 2.48 da paridade dos aposentado e pensionistas ou vão ficar curtindo com a penúria dos pobres q tanto deram p ex.RFFSA brigado
CurtirCurtir
Bom dia. Sou favorável a ação q dr. Alcir propôs . Qualquer coisa me comuniquem.
CurtirCurtir
Por favor, onde assino ? Com certeza pode ser um processo longo, mas muitos se beneficiarão dele em caso vitória (que esperamos há tanto tempo).
CurtirCurtir
OPORTUNO registrar outra DEMANDA de ex-ferroviarios da RFFSA por correta correção pela URP(criada em Plano econômico no final da década de 1980), cujo Processo tramita há mais de TRINTA ANOS. Direito obtido por decisão do STF é protelando por artifícios jurídicos da UNIÃO. A representação dos trabalhadores é feita pelo Sindicato dos Ferroviários baseado em Belo Hotizonte. Em minha opinião, a União enrola pra não pagar o que o Sindicato reivindica. Este é incapaz de se sensibilizar com o fato de que a demora está patrocinando não desfrute do direito a muitos ferroviários que faleceram e falecerão enquanto essa “briga juridica” entre “NÃO PAGO O QUE QUEREM” X “QUERO RECEBER MAIS PELA REPRESENTACÃO”, continuar. Como sugestão, sem ter base jurídica em minha formação, entendo que o Sindicato deveria consultar os representsdos quanto ao que pode ser deixado de lado($), e realizar acordo que “agrade” à UNIÃO. Muita gente aderira, tendo em vista a incerteza que paira no ar sobre conseguir receber algo em vida.
CurtirCurtir
Amigos ferroviários, que vocês acham da PL 5274/abril de 2023, em favor dos ferroviários, pela deputada Laura Carneiro PSD /RJ, tem alguma relevância, vocês do Rio de Janeiro tem conhecimento?; Aguardamos resposta.
CurtirCurtir
Pelo visto essa deputada não batalhou por nada! Só queria voto!
CurtirCurtir
Correção: PL 5374/2023
CurtirCurtir
A luta é grande mais a vitória é maior. Falo de Fortaleza. Sou pensionista. E como eu muitos aderiram a esse projeto. Meu e-mail para contato está a disposição. E vamos a luta .
CurtirCurtir
COM RELAÇÃO AO COMENTÁRIO DO COLEGA JOSÉ ALENCAR DOS SANTOS, INFORMO QUE ESTA AÇÃO DA URP, JÁ GANHA, NA QUAL FAÇO PARTE, QUEM ESTÁ CRIANDO PROBLEMA PARA PAGAR AOS FERROVIÁRIOS É O PRÓPRIO SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS DE BELO HORIZONTE. ELES ESTÃO SEMPRE ENTRANDO COM RECURSO, E A JUIZA DA PRIMEIRA INSTANCIA ACOLHE O MESMO, POSTERGANDO O PAGAMENTO. AÍ FICA DIFICIL ENTENDER. A AÇÃO COMEÇOU COM 70.000 FERROVIÁRIOS , E HOJE ESTÁ NA CASA DOS 19.000.
CurtirCurtir
Estamos com idades avançadas, esperar o que? já tiraram 50% das viúvas e nos negam, o que combinaram (?), não honram?
CurtirCurtir
boa tarde os 2.58% da paridade pelo jeito vai demorar mas um ano p sair né
CurtirCurtir
EM ABRIL TERMINA O ACT DE 2023/2024 COM 2,58%. CADÊ AS FEDERAÇÕS FNTF E FITF COM SEUS RESPECTIVOS SINDICATOS FILIADOS, PARA COBRAREM ESSE RIDÍCULO AUMENTO, JÁ ASSINADO POR TODOS ? ISSO SEM FALAR NA CORREÇÃO DA TABELA SALARIAL DA EX-RFFSA COMPLETAMENTE DEFASADA HÁ ALGUNS ANOS, CUJO TRABALHO FOI FEITO NA ÉPOCA E RECONHECIDO PELA VALEC. A MÍDIA TELEVISIVA PRECISA SABER DISSO.
CurtirCurtir
boa tarde Sr.Abelha sabe informar se os 2.58 dos aposentado e pensionistas sai antes de maio quando já vai ter q resolver o aumento 2025 2026 brigado
CurtirCurtir
Carlos
Ainda nada previsto
CurtirCurtir
bom dia uma pergunta se for possível responder afinal os 2.58 dos aposentado e o da paridade 2024 2025 saiu este ano ou não por desde o fim do ano passado tinha concordado e até agora neguem. Fala mas nada obrigado se pode responder
CurtirCurtir