Por Sérgio Iaccarino

Muito auspiciosa essa notícia e tal iniciativa! Restaurar e preservar são verbos que deveriam ser conjugados com frequência, para evitar por exemplo, o que aconteceu com a Casa de Cultura Estácio de Sá, que era sediada na Av. Érico Veríssimo na Barra da Tijuca, sendo um centro de convenções e shows memoráveis em um espaço satelitizado em relação ao Centro do Rio, representando – por conseguinte – um baluarte da cultura no bairro. Shows de Leila Pinheiro, Mieli, Peri Ribeiro, Golden Boys, Trio Esperança e muitas outras atrações que a memória registrou.

Até um ex-Ministro dos Transportes nos idos de 1998, lá esteve para uma reunião com o pessoal da CBTU, utilizando para tanto das excelentes instalações do Centro de Convenções, no qual também diversas exposições foram realizadas.

E agora a pergunta que não quer calar: O que aconteceu com aquele palacete de 3 andares que era um Centro Cultural? Pasmem … foi demolido e virou um estacionamento de um supermercado elitista localizado no terreno vizinho! Que tal esse exemplo de “preservação” e “restauração”?

Portanto a Estação Leopoldina, um dos ícones da cidade do Rio de Janeiro, será reinaugurada com toda pompa e circunstância que merece! Parabéns aos cariocas e aos que possibilitam que a Cultura (com C maiúsculo sim) seja exercida e vivenciada.