Por Fernando Abelha

Laura Moura, viuva do ferroviário Jorge Moura, ex-presidente da REFER e diretor da RFFSA, falecido recentemente, foi a primeira a ser sorteada.
A Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal S.A. – AARFFSA e a Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina – AEEFL promoveram, no último sábado, almoço de confraternização de seus associados, em restaurante do bairro Tijuca, no R.J.
Em ambiente de confraternização e de muita alegria foram sorteados vários brindes entre os quais liquidificadores, garrafas de vinho e duas televisões, além de panetones e bolsas de praia, de maneira que todos os presentes foram agraciados com um brinde.

O encontro foi marcado pelo pronunciamento do presidente da AARFFSA e da AEEFL, Manoel Geraldo Costa. Agradeceu a presença de todos e creditou o progresso das ações desenvolvidas pelas duas Associações de Classe, na constante busca de amenizar o triste momento que a categoria se encontra, com seus salários aviltados e muitos ferroviários com vencimentos abaixo do salário mínimo, aos seus pares de diretorias, aos Conselhos e funcionários.
Sob constantes aplausos, Manoel Geraldo esclareceu o andamento das ações judiciais coordenadas e ajuizadas pela AARFFSA na defesa de direitos dos associados.

Manoel Geraldo esclareceu o posicionamento das ações judiciais, e disse acompanhar o andamento do documento entregue pelos orgãos de classe à Presidência da República. A seu lado, o Relações Públicas Lício Ramos de Araújo, cerimonialista que sempre conduziu os eventos da RFFSA.
Ressaltou que o grande objetivo das Associações é sensibilizar os órgãos governamentais, visando à correção da tabela salarial dos ferroviários, que apresenta a vexatória situação de 20 níveis abaixo do salário mínimo nacional. Informou, ainda, que juntamente com vários órgãos de classe, fez entrega na Presidência da República, Palácio do Planalto, Brasília, de carta ao presidente solicitando a solução de diversas demandas da categoria, extraídas do I CONGRESSO NACIONAL DOS FERROVIARIOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, realizado este ano no Rio de Janeiro, entre as quais a correção da Tabela de Cargos e Salários dos empregados da RFFSA, com perdas superiores aos 50%. Disse que o documento encontra-se na Ouvidoria do Ministério dos Transportes e a Associação vem acompanhando passo a passo o seu andamento.

Finalizou, desejando a todos um excelente Natal e um Ano Novo com saúde e realizações.
Usou, também, da palavra o presidente da Associação Mútua Auxiliadoras dos Ferroviários da Estrada de |Ferro Leopoldina, Geraldo Sobrinho, que disse testemunhar a entrega do documento à Presidência da República e afirmou estar de mãos dadas com a AARFFSA e outras Associações de Classe, para que se faça o governo entender o triste momento da categoria, como muitos companheiros de idade avançada passando necessidades, sem recursos para compra de alimentos e remédios. Disse.

Pena não poder comparecer, por morar longe da cidade do Rio de Janeiro e não estar em boas condições de saúde para viajar. Saúde e alegria para todos !
CurtirCurtir
VAMOS SER REALISTAS. DUVIDO QUE O GOVERNO ATUAL RESOLVA O CASO DA CORREÇÃO DA NOSSA TABELA SALARIAL COMPLETAMENTE DEFASADA HÁ MUITO TEMPO. OS SINDICATOS FILIADOS A FNTF E A FITF NUNCA SE INTERESSARAM PELO CASO POR MEIO ADMINISTRATIVO OU JUDICIAL. VOLTO A SUGERIR QUE AARFFSA CONTRATE UM ESCRITÓRIO JURÍDICO LIGADO A UM DOS MINISTROS ATUAIS DO STF PARA ACIONAR NA JUSTIÇA, PRINCIPALMENTE POR 3 MOTIVOS: FOI FEITO UM GRUPO DE TRABALHO COMPROVANDO A VERACIDADE DO FATO, A PRÓPRIA VALEC RECONHECEU A DEFASAGEM SALARIAL, EXISTEM NÍVEIS COM VALORES ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO, FERINDO COMPLETAMENTE A CONSTITUIÇÃO.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Jacks Roizman, concordo com vc, Aliás, isto deveria ter sido feito há muito tempo.
CurtirCurtir
Ainda ontem era Janeiro e, agora, já estamos na segunda quinze de Dezembro. Se não conseguimos realizar nossos sonhos ainda, não ligue, porque daqui a pouco começa um novo ano cheio de possibilidades. Temos a nostalgia de momentos passados, a esperança de novas conquistas e a gratidão por mais um ano vivido.
Que possamos ainda ver um mundo sem guerras, a Natureza preservada, a fome reduzida e que a paz se faça presente. Desejo a todos Boas Festas!
CurtirCurtir
Carmem. Obrigado por participar. Boas festas também para você e familiares.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito difícil a situação dos ferroviários
e das pensionista mamãe não está ganhando nen 2 salário e com problema de saúde nen tem como se trata papai trabalhou na rede por mwis de 36 anos saiu como supervisor geral era chefe em barão de Mauá, se alguém puder me ajudar falado valor atual ele faleceu 2020 e mamãe só recebec50% fui no prédio d rede na central nao tem mais ninguém lá.
CurtirCurtir
Carla
P_rocure a Associação dos Aposentados da RFFSA. Pela inyternete voce levanta endereço, telefone e outras informações. Retirei o seu telefone do seu comentário, Não é conveniente. O blog é aberto para qualquer leitor.
CurtirCurtir
Carla procure a Asssociação dos Aposentados da RFFSA. Pela internet voce levanta endereço, telefone etc. Por cautela em sua proteção retirei o seu telefone do comentário enviado.
CurtirCurtir
bom dia os 2.58 dos aposentados e pensionistas da paridade 2024 vai ser pago ou não brigado
CurtirCurtir
Carlos
Ainda sem previsão de data
CurtirCurtir
boa festas q o ano q vem seja melhor
CurtirCurtir
Carlos
Tmbém para você familiares
CurtirCurtir
Para todos nós Carlos! Boas Festas!
CurtirCurtir
Carmem
Tudo de bom e belo neste Natal e por todo o ano que se aporoxima
CurtirCurtido por 1 pessoa