Por Fernando Abelha

Laura Moura, viuva do ferroviário Jorge Moura, ex-presidente da REFER e diretor da RFFSA, falecido recentemente, foi a primeira a ser sorteada.

A Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal S.A. – AARFFSA e a Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina – AEEFL promoveram, no último sábado, almoço de confraternização de seus associados, em restaurante do bairro Tijuca, no R.J.

Em ambiente de confraternização e de muita alegria foram sorteados vários brindes entre os quais liquidificadores, garrafas de vinho e duas televisões, além de panetones e bolsas de praia, de maneira que todos os presentes foram agraciados com um brinde.

O encontro foi marcado pelo pronunciamento do presidente da AARFFSA e da AEEFL, Manoel Geraldo Costa. Agradeceu a presença de todos e creditou o progresso das ações desenvolvidas pelas duas Associações de Classe, na constante busca de amenizar o triste momento que a categoria se encontra, com seus salários aviltados e muitos ferroviários com vencimentos abaixo do salário mínimo, aos seus pares de diretorias, aos Conselhos e funcionários.

Sob constantes aplausos, Manoel Geraldo esclareceu o andamento das ações judiciais coordenadas e ajuizadas pela AARFFSA na defesa de direitos dos associados.

Manoel Geraldo esclareceu o posicionamento das ações judiciais, e disse acompanhar o andamento do documento entregue pelos orgãos de classe à Presidência da República. A seu lado, o Relações Públicas Lício Ramos de Araújo, cerimonialista que sempre conduziu os eventos da RFFSA.

Ressaltou que o grande objetivo das Associações é sensibilizar os órgãos governamentais, visando à correção da tabela salarial dos ferroviários, que apresenta a vexatória situação de 20 níveis abaixo do salário mínimo nacional. Informou, ainda, que juntamente com vários órgãos de classe, fez entrega na Presidência da República, Palácio do Planalto, Brasília, de carta ao presidente solicitando a solução de diversas demandas da categoria, extraídas do I CONGRESSO NACIONAL DOS FERROVIARIOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, realizado este ano no Rio de Janeiro, entre as quais a correção da Tabela de Cargos e Salários dos empregados da RFFSA, com perdas superiores aos 50%. Disse que o documento encontra-se na Ouvidoria do Ministério dos Transportes e a Associação vem acompanhando passo a passo o seu andamento.

Finalizou, desejando a todos um excelente Natal e um Ano Novo com saúde e realizações.

Usou, também, da palavra o presidente da Associação Mútua Auxiliadoras dos Ferroviários da Estrada de |Ferro Leopoldina, Geraldo Sobrinho, que disse testemunhar a entrega do documento à Presidência da República e afirmou estar de mãos dadas com a AARFFSA e outras Associações de Classe, para que se faça o governo entender  o triste momento da categoria, como muitos companheiros de idade avançada passando necessidades, sem recursos para compra de alimentos e remédios. Disse.