Por Saiddelvaux

Nas últimas semanas estou tentando o apoio da Universidade Federal de Viçosa e de empresários da Zona da Mata Leste para realizar um seminário sobre a Transoceânica com a participação de lideranças empresariais e políticas de Minas e Rio de Janeiro, das Universidades de Minas Gerais e outros interessados. A participação do Professor Abelha e toda a Comunidade Ferroviária serão fundamentais. Existem muitas ações pela expansão e reativação de ferrovias, no entanto, elas estão fragmentadas. É fundamental fortalecer o discurso e intensificar o debate. A hora é essa!!!

A omissão e a inércia dos governantes Zema e Castro são assustadoras. A EF-354 é de extrema importância para o Brasil, especialmente para as regiões Norte e Noroeste Fluminense e Zona da Mata Mineira. Parece, no entanto, que existem “intere$$ados” em evitar que o empreendimento saia do papel. Já aconteceram algumas audiências públicas para apresentar o projeto e “de repente” o projeto caiu atrás da gaveta ou debaixo da mesa de alguem.

Quero crer que os governadores não se manifestam por desconhecimento ou incompetência. Aqueles que querem barrar o projeto estão preocupados com o lucro atual dos seu negócio e não com o interesse nacional. Não sei o que vai prevalecer, se o interesse do Brasil ou de um determinado grupo, mas estou convencido que devemos lutar para que a ferrovia retome o seu papel de indutor do desenvolvimento do país e pelo respeito à nossa categoria.