Por Saiddelvaux
A lógica privada não leva em conta questões ambientais, número de acidentes, riscos diversos, congestionamentos etc. Pelo Brasil afora viajamos em ônibus caindo aos pedaços. O tempo de viagem nas nossas rodovias é uma tragédia. As empresas de transporte de passageiros estão enfrentando dificuldades e os governos estão sendo obrigados a ajudá-las, sob pena de um colapso na mobilidade.
Toda a conta recai sobre a sociedade, que por seu lado é omissa, inerte e subserviente.
Destruíram, ao longo de décadas, o sistema ferroviário brasileiro e praticamente não houve resistência.
Perdemos os nossos trens de passageiros. Até mesmo as linhas de cargas foram definhando. Por último, a FCA/VLI anuncia que vai devolver a linha que liga a Bahia ao estado de Minas Gerais.
O sistema foi entregue à iniciativa privada, que simplesmente abandonou milhares de quilômetros de vias férreas, entregou o patrimônio público à própria sorte, permitindo furtos, danos invasões e a sua completa destruição.
A “punição” foi “pesada”: – dinheiro público, prorrogações dos contratos e muitos outros afagos. Tudo isso acompanhado do silêncio de autoridades que deveriam fiscalizar, cobrar e exigir o respeito à legislação e o cumprimento dos contratos.
Nenhum dos irresponsáveis, ativos nesse descalabro, foi preso. Ninguém!!!
