Colaboração de Álvaro Sanches, diretor da FNTF
“À INFRA S.A.
SAUS, Quadra 01, Bloco “G” lotes 3 e 5 Bairro Asa Sul
Brasília (DF)
CEP: 70.070-010
Dr. Cleber Dias da Silva Júnior
Superintendente de Gestão de Pessoas
Assunto: Instauração do processo negocial do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025 – referente data-base de 1º de maio de 2024 .
A Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNTF) através do presente, neste ato representando seus Sindicatos Federados, com base na Cláusula Trigésima Quinta do ACT 2023/2024 que trata da Prorrogação e Revisão, vem apresentar sua manifestação, fazendo-o nos seguintes termos:
CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUINTA – PRORROGAÇÃO E REVISÃO: "in verbis"
– A prorrogação e revisão total ou parcial dos dispositivos do presente Acordo ficará subordinada à aprovação das partes acordantes, com observância do disposto na CLT e demais disposições legais;
A INFRA S.A. por reiteradas vezes, tem prorrogado unilateralmente o ACT 2023/2024 sem que, tenha dado início ao devido processo negocial, (reunião inaugural) em frontal descumprimento ao § 3º do artigo 614 da CLT, que determina: "in verbis": – § 3º – Não será permitido estipular duração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho superior a dois anos, sendo vedada a ultratividade. – A forma até então conduzida pela Empresa, nesta negociação 2024, provoca a ultratividade – em ato contrário ao disposto na CLT.
Pelo acima exposto, solicitamos desta Superintendência, que, em caráter de urgência, agende a 1ª Reunião Conjunta entre INFRA e FNTF (presencial ou por videoconferência) dando início ao processo negocial para a data-base de 1º de maio de 2024.
Frisamos que as Entidades Sindicais representadas pela FNTF, cumpriram todos os trâmites legais, com a realização das assembleias gerais extraordinárias, tendo recebido a concessão de poderes, para representar, negociar, intransigir, entregar da Pauta de Reivindicações e firmar o ACT 2024/2025.
Certos de Vossa compreensão, ficamos no aguardo do agendamento requerido.
Sendo o que este nos proporcionava para o momento, apresentamos protestos de elevada estima e distinta consideração.
Atenciosamente
Ariovaldo Bonini Baptista
Diretor Secretário-Geral – FNTF
(“de ordem do Diretor Presidente da FNTF)”

Uma reação um tanto tardia, mas oportuna. A federação e os seus sindicatos federados, mesmo tungadas por um governo barganhista (Michel Temer), nos seus direitos trabalhistas, parecem ignorar a força que ainda detém. Mostram-se frágeis, submissas, diante da postura da INFRA e demais órgãos do atual Governo. Ainda existem diretores dignos na Federação, que nos distinguem e nos contemplam com notícias como esta. Os ferroviários ativos e inativos, bem como as pensionistas, não merecem isso. São 10 anos de exaustiva espera. Por que não se confrontar a UNIÃO e essa desidiosa empresa (INFRA), na Justiça do Trabalho. São vários os procedimentos, mesmo privados de negociar, de requerer DISSÍDIO. Ainda se acredita que o presidente LULA, hoje envolvido com tantos outros problemas mais graves e urgentes, chegue sequer a tomar conhecimento de nossas agrúrias, por meio de expedientes físicos. Basta acessar a Lei 11.325, de 01/01/2023, para entender isso. Infelizmente, a Carta endereçada à sua excelência, em 15/07/2025, elaborada com competência e técnica, não lhe será entregue. É o que penso. Muita burocracia, muito entrave. Um questão bem enfocada, fundamentada e amplamente instruída, não deveria ser desconsiderada. Dois meses já se passaram, e nada. Uma coisa são negociações, com vista a reajustes de salários e proventos; outra são as leis que, desde o ano 2007, não são cumpridas. E ainda, covardemente, se aceita isso. Não importa a idade etária dos aposentados. É questão de honra, de dignidade. Ao querido professor, FERNANDo ABELHA, os nossos agradecimentso, por permitir que nos manifestemos nesse iimportante veículo de comunicação.
CurtirCurtir
MUITO BEM DR . ELCIR, CHEGA SER CANSATIVO, FICAR LEMBRANDO AQUEL, QUE NOS RESPRESENTAM LEGALMENTE, QUAIS OS CAMINHOS A SEGUIR. OS SINDICATOS E FEDERAÇÕES, NEM VÃO A JUSTIÇA, NEM TOMAM UMA ATITUDE POLITICA, TIPO REUNIR ,CARAVANAS DE APOSENTADOS, E MACHARMAS PARA BRASILIA, PRECISAMOS FAZER ALGO VIGOROSO, PARA QUE NOS ESCUTEM, EM SENDO CONVOCADO ESTAREI PRONTO PARA A EMPREITADA.
CurtirCurtir
João Batista
Também eu…
CurtirCurtir