A propósito do clippingProjeto do Governo Federal prevê trem de passageiros entre Fortaleza e Sobral”, publicado no último dia 25nestas páginas, recebemos do engenheiro PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA – PAULO CESAR RFF SR-2 COFIS 2023, o seguinte comentário:

-Já falei sobre isso. A quem ficaria subordinado essas novas linhas ferroviárias? Ao governo federal não interessa diretamente, mas sim, passar responsabilidade aos governadores e prefeitos, os mais interessados nessas demandas.

À União, participaria apenas com aporte de recursos que cada estado paga a União, com a União subsidiando esses projetos.

Lendo o artigo, acima, mostra uma dúvida do Ministro sobre se vai ocupar a atual malha de cargas para ambos.

Não justifica hoje. Até o transporte rodoviário de passageiros, está perdendo para o aéreo que apresentam preços quase iguais a estes como locomoções muito mais rápidas.

Como exemplo, uma viagem aérea hoje de Belo Hte ao RJ, custa em média 200,00 a 300,00 com duração de 1:00 hora em trajeto no máximo. Enquanto por rodoviário ficaria por aproximados 120,00 a 140,00, mas com uma duração de percurso de mais de 06:00 hrs.

Se, de carro então mais caro ainda em função do desgaste do veículo, combustível e pedágios, além dos riscos na estrada.

É preciso pensar bem para efetuar novos projetos ferroviários que possam superar esses outros modais existentes.