Rádio Itatiaia (MG) – Os deputados estaduais de Minas Gerais querem ‘carimbar’ os recursos arrecadados por meio da renovação de concessões ferroviárias para garantir investimentos no estado. Em audiência pública no último dia 18, na Assembleia Legislativa, os parlamentares questionaram o direcionamento de mais verbas em favorecimento aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.“Vocês estão brincando com o povo mineiro. Esses recursos são direito do estado de Minas Gerais, mas isso não está sendo respeitado”, afirmou a deputada Ione Pinheiro (União).
A deputada citou o caso das linhas férreas da MRS Logística S.A, com 1.643 quilômetros de extensão. A concessão da malha tinha término previsto para 2026, mas a renovação foi antecipada e o contrato prevê mais 30 anos de concessão.
Quase 50% das ferrovias operadas pela MSR está em Minas Gerais. No entanto, São Paulo, estado com apenas 25% da malha, é que vai receber a maior parte (81,5%) dos investimentos.
Para a renovação, foram previstas obrigações para a empresa investir em obras de infraestrutura de transporte, ferroviário e rodoviário. Além disso, também devem ser direcionados recursos para a mobilidade urbana de 51 cidades pelas quais os trilhos da empresa cortam áreas urbanas e interferem na circulação de pedestres, carros e ônibus.
