Correio do Povo (RS) – A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) planeja aumentar a linha que atualmente compreende Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo, até a cidade de Alvorada. Para tanto, seriam necessários a construção de 11 estações que ligariam a estação Aeroporto até a cidade da Região Metropolitana. A declaração foi feita pelo presidente da estatal, Fernando Marroni, em entrevista no final de 2023 ao programa Bom Dia, da Rádio Guaíba.

Conforme Marroni, as 11 estações com pista elevada iriam das avenidas Sertório e Assis Brasil até Alvorada. Apesar de já existirem estudos que garantam a viabilidade do empreendimento, Marroni destaca que os recursos ainda não estão garantidos, e explica os valores para a viabilidade da expansão das linhas.

“Para a obra em si e a renovação da frota da Trensurb, porque teria que operar com os trens mais modernos, que não tem ar-condicionado e o pessoal reclama, que são trens ineficientes, muito antigos e que consomem muita energia, nós teremos que substituir essa frota e ampliar essa linha até Alvorada. A previsão inicial que nós temos é da ordem de R$ 6 bilhões”, detalha.

QRcode

Após implementar o PIX como forma de pagamento da passagem de trem, a empresa lançou a forma de pagamento por QRcode. Marroni explica que a empresa está sempre buscando alternativas para facilitar a vida dos usuários do modal ferroviário de transporte de passageiros. A próxima etapa será o cartão de crédito para que se complete todas as possibilidades para o usuário pagar a sua passagem.