Por Fernando Abelha

A diretoria da Infra S.A. divulgou informativo aos empregados da RFFSA, GEIPOT e da própria Infra S.A. em atividade, mas que os resultados se aplicam aos aposentados e pensionistas referentes às negociações do Acordo Coletivo do Trabalho dos empregados da extinta RFFSA, GEIPOT e Infra S.A..

Entre outras informações a Infra S.A. sustenta que “no dia 30 de janeiro ouve reunião com, o grupo de representantes sindicais dos empregados oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA, representados pela Federação Interestadual de Trabalhadores Ferroviários – FIT, que rejeitou as cláusulas financeiras da contraproposta apresentada  pela empresa no dia 23 de janeiro, recusando o reajuste  de 3,45% e propondo reajuste de 3,83%.

No dia 31 de janeiro – prossegue o documento da Infra S.A.- houve reunião com o grupo de representantes sindicais oriundos da extinta RFFSA representado dessa vez, pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF na qual foi aceita a contraproposta apresentada pela empresa no dia 23 de janeiro concordando  com os seguintes termos: 1. Reajuste de 3,45% sobre o salário… VI. Unificação da Data Base das categorias profissionais  para 1º de julho para os três ACTs ou manutenção da Data Base em maio de cada ano… Entre outros assuntos publicados, mas do interesse apenas, dos ferroviários em atividade.

Em outro trecho do comunicado a Infra S.A. ressalta que “até o final de 31 de janeiro a representação sindical dos empregados oriundos da extinta GEIPOT não apresentou manifestação a respeito da contraproposta apresentada pela empresa. Diante da situação exposta e, buscando não prejudicar os empregados oriundos da extinta GEIPOT, bem como, verificar os procedimentos necessários para formalização do ACT/ RFFSA/FNTF com apenas parte da representação sindical, a empresa ponderou a situação com a SEST e solicitou a prorrogação da vigência  do atual ACT/RFFSA e GEIPOT até 29 de fevereiro”.

A Infra S.A. afirmou, ainda, que “a partir de agora a empresa retornará as tratativas  junto a SEST visando dar encaminhamento aos itens ainda pendentes  no contexto das negociações coletivas de trabalho”