Por Fernando Abelha
Em especial atenção de Álvaro Sanches, diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, no atendimento à expectativa dos ferroviários da extinta RFFSA, o blog obteve a antecipação das decisões oriundas da reunião de hoje. O reajustamento salarial da categoria foi fechado os 3,45% retroativo a maio de 2023. As demais cláusulas permaneceram conforme anterior proposta que já havia sido aceita.
Fato é que a SEST deu o limite para todas Estatais da governança deles, para base maio/23, em 3,45% e não abre mão disso – esclareceu Álvaro Sanches.
Nas discussões sobre a data base, o sindicato dos empregados da Infra S.A admite mudar sua data base de julho para maio, por ser apenas uma empresa, do que as demais que são três, RFFSA, FEPASA e GEIPOT, com data base em maio.
Concomitantemente, a FNTF pediu agilização nas negociações que ocorrerão em maio deste ano, além de avançar entendimentos, na avaliação da questão da tabela salarial e da comissão paritária, aprovada pelas partes em 2014. Espera-se para amanhã a liberação da Ata a ser expedida pela Infra S.A. oficializando as decisões acordadas.

Foram sensatos em aceitar. Porque se nao não aceitassem iam ficar esperando um milagre. Graças a Deus vcs terão o aumento. É irrisório, mas é melhor que nada.
CurtirCurtir
Só resta saber a data que irão pagar. Minha mãe aguarda essa informação.
CurtirCurtir
Como fica a situação dos ferroviários aposentados que recebem o salário teto do INSS?
CurtirCurtir
Boa noite! Gostaria de saber quando vamos receber esse aumento, de na folha de fevereiro ou na de março. Obrigada pela atenção!
CurtirCurtir
O problema é que a outra federação ( FITF ) não aceitou os 3,45%.
CurtirCurtir
Não vi isso na notícia. O que está lá é que o acordo foi fechado.
CurtirCurtir
Depois do martelo batido, poderá entrar na próxima folha; a tecnologia está avançada, o sistema executa; só depende da boa vontade. O período é de “mar revolto”, mas só os pescadores são atingidos. Creio que ainda virão outros 3,45%, já que a próxima data base está bem perto.
CurtirCurtir
Muito bem… Acordado, agora queremos saber quando sairá o reajuste e a diferença dos meses atrasados.
CurtirCurtir
Como assim não aceitou palhaçada desses sindicatos
CurtirCurtir
Finalmente bateu ou não o martelo?
CurtirCurtir
Eu acredito que sim.
CurtirCurtir
Ednei Costa. A nossa categoria tem 2 Federações com respectivos sindicatos filiados, que nunca se entenderam. Ela solicitou reajuste de 3,83% a INFRA em 26/01/2024.
CurtirCurtir
Eu sei disso. O que falei é que na notícia sobre a reunião do dia 31/01/2024 não há alusão a isso. Estou falando da notícia veiculada no blog e creio que o Sr. Fernando Abelha não seria tão irresponsável a ponto de noticiar algo que não seja verídico.
CurtirCurtir
JACKS. Essa outra federação corre o risco de atrapalhar?
CurtirCurtir
A informação sobre o não fechamento do acordo procede mas não por causa da FITF mas sim por causa da representação sindical dos funcionários da extinta GEIPOT que não apresentou manifestação sobre o Acordo. Por isso foi prorrogada vigência do atual acordo pra 20/02/2024.
Olha o link abaixo:
https://www.aarffsa.com.br/index0.php#url_informacao
CurtirCurtir
Corrigindo foi prorrogada para 29/02/2024
CurtirCurtir
Onde posso ver a prorrogação do acordo
CurtirCurtir
Boa tarde! Hj foi feito uma postagem sobre isso. Está tudo lá.
CurtirCurtir
EDNEIDE COSTA. Favor me informar que representação sindical dos funcionários da GEIPOT é essa, pois nos ACTs anteriores nunca houve a participação deles.
CurtirCurtir
Boa tarde Jacks! Não sei te informar. Mas pesquisei aqui e achei essa informação sobre o Geipot: Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes. Agora o que eles tem a ver com os acordos eu não sei. O que sei é que não foi fechado por causa dos representantes do sindicato deles que não compareceram.
CurtirCurtir