Por Fernando Abelha

Em especial atenção de Álvaro Sanches, diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, no atendimento à expectativa dos ferroviários da extinta RFFSA, o blog obteve a antecipação das decisões oriundas da reunião de hoje. O reajustamento salarial da categoria foi fechado os 3,45% retroativo a maio de 2023. As demais cláusulas permaneceram conforme anterior proposta que já havia sido aceita.

Fato é que a SEST deu o limite para todas Estatais da governança deles, para base maio/23, em 3,45% e não abre mão disso – esclareceu Álvaro Sanches.

Nas discussões sobre a data base, o sindicato dos empregados da Infra S.A admite mudar sua data base de julho para maio, por ser apenas uma empresa, do que as demais que são três, RFFSA, FEPASA e GEIPOT, com data base em  maio.

Concomitantemente, a FNTF pediu agilização nas negociações que ocorrerão em maio deste ano, além de avançar entendimentos, na avaliação da questão da tabela salarial e da comissão paritária, aprovada pelas partes em 2014. Espera-se para amanhã a liberação da Ata a ser expedida pela Infra S.A. oficializando as decisões acordadas.