O site da Associação dos Aposentados da RFFSA publica o Plano de Atividades para o próximo ano.

É de se destacar o item 10:

  • Buscar, pelo caminho judicial, a solução das demandas da Classe, cujas tratativas já tenham se esgotado nas instâncias administrativas”.

Eis a íntegra do documento:

1. Colaborar com as autoridades governamentais na aprovação de um novo paradigma para os beneficiários da Lei 8.186/91.

 2. Prosseguir com os entendimentos junto às operadoras e corretoras de planos de saúde, visando oferecer alternativas aos planos atualmente contratados.

 3. Dar continuidade à realização de Encontros e Almoços de Confraternização e a outros eventos sociais, tais como passeios turísticos, através de campanhas que visem o congraçamento de maior número de associados.

4. Manter diálogo permanente com o Ministério dos Transportes, da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, CBTU, REFER, INSS, DATAPREV, VALEC, e com a ANTT, bem como com membros do Congresso Nacional, sobre todos os assuntos de interesse dos ferroviários.

 5. Promover convênios que redundem em benefícios para os Associados.

6. Realizar viagens, principalmente à Brasília, para contatar Parlamentares, Ministros de Estados e outras autoridades, com vistas ao atendimento das reivindicações que beneficiem os associados.

7. Promover campanhas visando a admissão de novos sócios.

8. Saneamento e atualização das ações judiciais, sob o patrocínio da AARFFSA, junto aos respectivos escritórios de advocacia, buscando agilizar o andamento das mesmas.

9. Elaborar estudos, visando a Fusão da Associação dos Aposentados, com a Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina.

10. Buscar, pelo caminho judicial, a solução das demandas da Classe, cujas tratativas já tenham se esgotado nas instâncias administrativas.

11. Executar, com a anuência do DECIPEX, o encaminhamento dos pedidos de Complementação às Custas da União de Aposentadorias e Pensões.

12. Manter contato com os demais órgãos de classe, visando estabelecer consenso e unificação de procedimentos, com o objetivo de melhor atender às demandas da categoria.

13. Acompanhamento junto aos órgãos Governamentais envolvidos, da evolução do projeto de Lei, objeto do I Seminário Ferroviário, realizado em Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de maio de 2023.

14. Reavivar o intercâmbio com os Núcleos Regionais, que representam a AARFFSA. Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2023.

Manoel Geraldo Costa

Presidente Nacional

AARFFSA