Colaboração de Aramis Lussac
Comentários iniciais de Fernando Abelha
Palavras o vento leva. Muito os ferroviários esperam do senador Paulo Paim. As pretensões são justas e factíveis. Basta, apenas, o convencimento de alguns membros do governo para que ponham em prática o reconhecimento do direito constitucional em atualizar, anualmente, os salários pelo INPC pleno, na data base de 1º de maio, e que parem de sacrificar a categoria, hoje envelhecida e carente de recursos.
Senador Paulo Paim, a categoria aguarda sua interveniência junto a Infra S.A. para que se faça justiça aos cerca de 45 mil trabalhadores ferroviários, aposentados e pensionistas, com idade média de 80 anos.
Notícias do Senado Federal:
O senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou em pronunciamento nesta segunda-feira (4) a importância de valorizar os idosos, aposentados e pensionistas do país. O parlamentar destacou que o grupo ajudou no crescimento e desenvolvimento do Brasil, tendo contribuído rigorosamente com a Previdência Social.
Paim citou dados do Ministério da Previdência Social que mostram que existem cerca de 39 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS):
— Essa população é a que mais cresce no Brasil. É mais do que justa a busca por justiça social para todos os aposentados e dependentes do nosso sistema de proteção social. Isso tem que ser um compromisso permanente com a nossa gente. Creio que o Brasil ainda tem uma grande dívida com esses cidadãos, e é nosso dever fazer o bom combate diariamente, de forma continuada, falar incansavelmente, se possível todos os dias, em prol da justiça social e do reconhecimento merecido para aqueles que tanto contribuíram para a nossa nação.
O senador defendeu a criação do 14º salário para aposentados, além da possibilidade de “desaposentadoria”, garantindo ao cidadão que quiser renunciar à aposentadoria poder fazer um novo cálculo para melhorar o benefício (PL 299/2023).
Fonte: Agência Senado, Waldemir Barreto

Aos amigos..É senador Paim. Papel aceita tudo. O que nós precisamos aliás necessitamos urgente é de atitudes que esperamos a anos. A crueldade que estão comentando com essa classe de trabalhadores que tanto fizeram por esse país é desumano. Aposentados w pensionistas sofrem. Um plano de saúde não se tem condições de pagar.
Acrescento medicamentos. Muitos já faleceram sem ter o direito ao reconhecimento de seus salários por falta de atitudes dos que se intitulam nossos representantes. Com humildade, até porque sou uma vítima dessa situação. Deixo um recado ao Sr. Senador PAIM E AOS DEMAIS. DESÇA DO SEU PEDESTAL E VENHA AOS HUMILDES PARA SENTIR DE PERTO O QUESTAMOS PASSANDO. QUEM SABE ASSIM OS SRS. POSSAM SENTIR O QUE É INJUSTIÇA.
Sou pensionistas.
Aproveito para lembrar que esses mesmo aposetandos e pensionistas tem familiares que votam.
CurtirCurtir
Srs. No calor de escrever a mensagem esqueci de citar que somos da REFFSA. E aproveito para citar a INFRA, VALEC.
CurtirCurtir
Bom dia!
Com todo respeito
CurtirCurtir
Esse Senador Paim só promete ,mas de concreto mesmo não vira nada .Como aconteceu nos Governos do PT,ele prometia dar o aumento real pra quem ganha acima do salário mínimo ,so promessa e interesse em votos
CurtirCurtir
Aquela reunião com o Senador achei que não soubemos tirar maior proveito dela. Falou-se a maior parte do tempo de uma determinada categoria de ferroviários (Polícia Ferroviária) que da defasagem salarial , se era para falar de uma determinada categoria , falassem então dos que estão abaixo do Salário Mínimo , isso para um leigo (como o Senador) deve ter ficado uma dúvida sobre o que mesmo almejam os ferroviários.
CurtirCurtir