Colaboração de Aramis Lussac

110 quilômetros de trilho, com 14 túneis, o maior com 457 metros de extensão, além de dez estações intermediárias e trinta pontes e viadutos. A Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba é um projeto dos primeiros engenheiros negros do Brasil, os irmãos Antônio e André Rebouças, e começou a ser construída em 1870.

Divulgação Internet


Antes da ferrovia, por mais de 200 anos a única ligação entre o litoral e o planalto paranaense era a Estrada da Graciosa – inicialmente uma trilha aberta pelos indígenas, sendo posteriormente calçada com paralelepídeos.


Anos mais tarde, com o falecimento do irmão, André decidiu não continuar o projeto dos dois. Sendo assim, a construção da ferrovia é concedida a uma empresa francesa, sob direção de Antônio Ferrucci. Ele retoma a construção em 1880 com a participação de Dom Pedro II em sua cerimônia.


Nove mil homens, em condições desafiadoras, trabalharam na construção da ferrovia. Apesar da escravidão ainda ser vigente na época, ela foi feita sem o uso de mão de obra escrava, utilizando aço importado da Bélgica para as pontes e viadutos. Três anos depois, em 1883 o trecho Paranaguá-Morretes foi inaugurado em cerimônia com a Princesa Isabel.


Para a época, foi uma das obras de engenharia mais ousadas do mundo. Mas há quem diga que ainda é.

Fonte: Página Serra Verde Express – Facebook