Por PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA
RFF SR-2 COFIS 2023
Realmente tem que passar pela ferrovia mas não com a visão de que a UNIÃO seja a responsável pela LOGÍSTICA desse MODAL.
Observação colhida do BLOG: “Criar uma empresa estatal responsável pela gestão de trens de passageiros em todo o País: este será um dos pontos principais da palestra”…
Será interessante desde que o palestrante tenha em sua bagagem, uma VISÃO FUTURISTA desse processo, pois não adianta jogar a responsabilidade para a UNIÃO sobre um sistema que precede mais aos interesses municipais, regionais e em último caso à UNIÃO.
Exemplos claros do CAOS formado pelas empresas ferroviárias gestadas pela UNIÃO hoje, são as subsidiadas pela CBTU, que aos poucos vão se desmembrando e passando a iniciativa privada em virtude de má gestão e formadora de cabides de empregos inoperantes.
Para os sistema de transportes sobre trilhos, é preciso de um conhecimento mais aprofundado sobre a quem seria designado a responsabilidade por esse modal.
Claro que um transporte de massa jamais deveria ser legada à iniciativa privada, em que pese seria melhor administrada mesmo que sendo controlada, mas a princípio pelos Municípios envolvendo transporte municipal e também pelos Estados envolvendo Municípios vizinhos e até os divisores entre Estados que seriam gerenciados pelos Estado Vicinais.
Não vejo com bons olhos de FUTURO, uma empresa ser controlada pela UNIÃO apenas, cujos beneficiamentos seriam regionalizados.
É um caso a pensar, inclusive já passei essa sugestão para os membros da OSCIP aqui em Belo Horizonte comandada pelo Deputado Federal João Leite em que acataram mas não concordaram, preferindo um aproveitamento da malha centenária existente e arcaica.
Passei também no ano passado para o pessoal da INFRA aos cuidados do então Ministro Tarcísio de Freitas que encaminhou à sua equipe mas que com sua saída para concorrer ao Governo de SP., não mais se falou.
Portanto se essa palestra não focar nesse modelo, é mais um projeto fadado ao fracasso operacional e um sucesso para a corrupção que assola esse nosso País. Haja vista agora com essas amarrações desse Presidente com o congresso para loteamento de cargos técnicos por políticos de plantão que não visam o interesse do POVO, verdadeiros patrões dessa cambada.
