Por Almir Gaspar
Por iniciativa do senador Paulo Paim ( PT) a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, a partir das 09 horas de hoje, em Audiência Pública, debaterá a situação aviltante em que se encontram os ferroviários da RFFSA e FEPASA, com seus salários congelados e ou revistos em valores inferiores à inflação.
A audiência será transmitida pela TV Senado, a partir das 09 horas da manhã. Assista ao vivo através da TV Senado. Da pauta consta o tema: a “Luta dos Ferroviários pelos seus Direitos”

Vamos orar para que saia uma decisão favorável aos sofridos aposentados e pensionistas.
CurtirCurtir
Assisti parte da Audiência (a partir das 10:00h) , pouco ouvi sobre a defasagem de nosso salário (só se haviam falado antes desse horário) , uma proposta que achei boa foi do Sr. Vassil em transferir nossa categoria da INFRA para a CBTU , já que ela sim lida com categoria de trabalhadores , o que é bem diferente da INFRA que é outro ramo (construção e engenharia de ferrovia). Como a CBTU está ativa isso seria bom , pois cada vez que ela der aumento a seus funcionários , também passaria aos aposentados.
CurtirCurtir
condignamente.
Outras demandas
Os participantes observaram que a administração do problema estar no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e não no Ministério dos Transportes prejudica a resolução da demanda. A diferença de tratamento na aposentadoria concedida a ferroviários em situações semelhantes também foi criticada.
O chefe da Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas Órgãos Extintos (Decipex), Marco Aurelio Alves Da Cruz, afirmou que o órgão está sensível às solicitações. A diretoria é a área do Ministério da Gestão responsável por gerir a complementação de aposentadorias e pensões dos ferroviários.
Também participaram do debate o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), Warley Martins, e outros oito representantes da classe.
Fonte: Agência Senado
CurtirCurtir
Acompanhei em vídeo-conferência todo o desenrolar da Audiência Pública e em uma análise acurada, acompanhando todos os palestrantes, vi que o único documento que foi passado para ele, Paulo Paim, foi o da Eng. Clarice, por sinal muito detalhado, que devemos nos apegar a ele, se possível, com inclusão de algumas propostas quase coincidentes colocadas pelo Eng. Manoel Geraldo.
Acredito que ambos deveriam se reunir para reapresentar um nova e única reivindicação, só para toda a classe ferroviária. Porem no meu ponto de vista, a audiência extrapolou a pauta inicial que é a situação salarial dos ferroviários da extinta RFFSA e vieram à tona detalhes diversificados como os problemas dos metroviários, que por sinal também acho justas, porem para serem postas em outra audiência especifica.
Mas se o negócio é acreditar, que tenhamos fé nesse pontapé inicial.
Afinal, estamos todos no mesmo barco.
Não gravei todos os palestrantes, mas lembro que saiu assuntos não ligados à nossa petição principal que poderiam ser reservadas para uma outra audiência a marcar para tal fim a que as demais se propuseram nesta.
PAULO CESAR RFF SR-2
Nº 64 – COFIS – REFER 2023
CurtirCurtir