Por Fernando Abelha

A convite do metroviário participante da Fundação REFER, e ex-conselheiro deliberativo, Afonso Alves Pereira Filho, foi proferida palestra, ontem, pelo candidato ao Conselho Deliberativo Almir Gaspar – 82, no Auditório da Rio Trilhos para plateia de cerca de 50 pessoas, inclusive participantes do Plano da Central Logística, entre os quais o diretor de Planejamento Marcelo Onida.

Entre os assuntos abordados mereceu destaque o detalhamento do Plano de Previdência Complementar da REFER e a origem do plano Metrô-RJ na Fundação e seus desdobramentos ao longo dos anos. Foram esclarecidas diversas dúvidas, dentre elas a de liquidez, situações atuariais, bem como das aplicações financeiras na carteira do patrimônio da RioTrilhos. Também ocorreram perguntas sobre a causa da redução do superávit entre 2021/2022.

Após todas as questões abordadas serem respondidas, registrou-se agradecimento com prolongada salva de palmas. Dada por encerrada a reunião, por volta das 16 hs, Almir se despediu agradecendo a oportunidade que lhe foi dada em função de lhe proporcional narrativa histórica ao relembrar aos presentes as dificuldades em equilibrar o plano, quando foi Diretor de Seguridade, na gestão do presidente Aloysio S. Fagundes de Azevedo e Carlos Alberto P. da Silva.