Esta é a previsão da Oscip Amigos do Trem, que comanda o projeto. Viagens terão capacidade de levar 251.424 passageiros por ano

Colaboração de Manoel Geraldo Costa

Trem Rio-Minas: trajeto passará por oito municípios dos dois estados (Reprodução/Facebook)

Na preparação para a estreia do Trem Rio-Minas, foram iniciadas na quarta (19) as reformas dos carros de passageiros que farão o percurso turístico. A ação acontece na oficina de Recreio, em Minas Gerais. A previsão da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, que está à frente da iniciativa, é que o trem passe a operar em dezembro deste ano.

Ao todo, a locomotiva vai percorrer oito cidades. São elas: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio; Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais. Cada viagem terá a capacidade de levar 873 turistas em seis locomotivas e quinze carros de passageiros – ou seja, o trem poderá carregar 20.952 turistas por mês e 251.424 por ano. Ainda não foi definido qual será o preço da passagem.

A primeira etapa das obras de estruturação do trem turístico está quase terminada, com 37 quilômetros de linha férrea recuperados nos trechos entre Três Rios, Sapucaia e Chiador. O trajeto final deverá contar com 168 quilômetros. Para estender a reforma dos trilhos, a Oscip informou que está buscando apoio do Governo federal e do Estado de Minas.

O trajeto final deverá contar com 168 quilômetros. Para estender a reforma dos trilhos, a Oscip informou que está buscando apoio do Governo federal e do Estado de Minas. No entanto, segundo a Amigos do Trem, ocorreram atrasos em razão de questões burocráticas.

Fonte: Revista Veja Rio