Colaboração de Almir Gaspar
A Estrada de Ferro Carajás ostenta de uma conservação impecável em quase 900 km de ferrovia, permitindo que os trens operem sempre próximo da velocidade máxima permitida em ferrovias no Brasil, que é 80 km/h.
Temos como exemplo esta composição de minério carregado, na cidade de Parauapebas, Pará, com 330 vagões, comandado por duas locomotivas Dash-9, uma segunda locomotiva Dash-9 remota, e uma terceira locomotiva SD70M no terceiro bloco de vagões.

NUMA ESTRADA DE FERRO, O LASTRO E SUB-LASTRO, SAO FUNDAMENTAIS, IMAGINEM UMA COMPOSIÇÃO DESSA MAGNITUDE, TRAFEGANDO SOBRE LINHAS DESALINHADAS E DESNIVELADAS, SERIA VAGÔES TOMBANDO A CADA DEZ METROS. O TAMANHO DO PREJUIZO SERIA GIGANTESCO.
CurtirCurtir
É uma das maiores ferrovias de transporte de passageiros em operação no Brasil, possuindo 5 estações e 10 paradas, percorrendo São Luís (MA), Santa Inês (MA), Açailândia (MA), Marabá (PA) e Parauapebas (PA). Entretanto, a EF-315 é especializada no transporte de cargas minerais; bastou a Vale se desgarrar das entranhas governamentais,para se tornar uma das maiores mineradoras do planeta, com uma logística ferroviária impecável.
CurtirCurtir
AS OUTRAS, QUE TAMBÉM PERTENCIAM AOS GOVERNOS (RFFSA E FEPASA ) ESTÃO LIVRES DAS ENTRANHAS DO GOVERNO, E NEM POR ISSO ELAS MELHORARAM, A VALE SEMPRE FOI UMA EMPRESA EFICIENTE.
CurtirCurtir