Nos dias 17 e 18 do corrente mês, foi realizado em Porto Alegre – RS, o Primeiro Seminário Ferroviário no País, promovido pela COBAP – Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos; FETAPERGS- Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul e AFSR – Associação dos Ferroviários Sul-rio-grandenses, tendo como objetivo, além de expor todas as mazelas, agruras e injustiças cometidas contra a classe, elaborar documento contendo as principais demandas, a serem levadas às autoridades governamentais.

O evento foi muito concorrido, realizado na sede da AFSR. Compareceram além dos promotores do encontro, várias Federações, Associações de Classe e um grande contingente de ferroviários. A AARFFSA se fez presente, através de seu Presidente Nacional, Eng° Manoel Geraldo Costa. Merece destaque especial a presença do Senador da República, Paulo Paim, político reconhecido por empunhar a bandeira de defesa dos aposentados e pensionistas.

Após várias discussões, debates com aprovação pelo plenário foi formalizado documento contendo, em síntese, proposta para projeto de lei, que altera a legislação pertinente à complementação salarial, com o objetivo de eliminar quaisquer interpretações das referidas leis e introduzir dispositivos, que visem garantir os direitos estabelecidos pela legislação quanto à normatização das aposentadorias, pensões e respectivos reajustes.

Foi, igualmente, formalizado documento específico, visando a correção da tabela salarial da extinta RFFSA, referente às perdas salariais, conforme constante do relatório conclusivo da COMISSÃO PARITÁRIA, instituída pela portaria 283, de 06/05/2014.

O parlamentar Paulo Paim em breve discurso, deu conta de diversos projetos de lei de sua autoria em andamento. Congratulou-se com os presentes, manifestou o compromisso em ser portador, junto às autoridades federais, das demandas da categoria, destacando ser muito grato à classe pelo apoio que sempre recebeu.

Nova reunião está agendada com o senador, em Brasília, no dia 13/06/2023, para dar continuidade a elaboração do citado projeto de lei. A AARFFSA entende que o seminário foi um sucesso absoluto e manifesta otimismo de que dias melhores virão.

Fonte: site da AARFFSA