Nos dias 17 e 18 do corrente mês, foi realizado em Porto Alegre – RS, o Primeiro Seminário Ferroviário no País, promovido pela COBAP – Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos; FETAPERGS- Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul e AFSR – Associação dos Ferroviários Sul-rio-grandenses, tendo como objetivo, além de expor todas as mazelas, agruras e injustiças cometidas contra a classe, elaborar documento contendo as principais demandas, a serem levadas às autoridades governamentais.
O evento foi muito concorrido, realizado na sede da AFSR. Compareceram além dos promotores do encontro, várias Federações, Associações de Classe e um grande contingente de ferroviários. A AARFFSA se fez presente, através de seu Presidente Nacional, Eng° Manoel Geraldo Costa. Merece destaque especial a presença do Senador da República, Paulo Paim, político reconhecido por empunhar a bandeira de defesa dos aposentados e pensionistas.
Após várias discussões, debates com aprovação pelo plenário foi formalizado documento contendo, em síntese, proposta para projeto de lei, que altera a legislação pertinente à complementação salarial, com o objetivo de eliminar quaisquer interpretações das referidas leis e introduzir dispositivos, que visem garantir os direitos estabelecidos pela legislação quanto à normatização das aposentadorias, pensões e respectivos reajustes.
Foi, igualmente, formalizado documento específico, visando a correção da tabela salarial da extinta RFFSA, referente às perdas salariais, conforme constante do relatório conclusivo da COMISSÃO PARITÁRIA, instituída pela portaria 283, de 06/05/2014.
O parlamentar Paulo Paim em breve discurso, deu conta de diversos projetos de lei de sua autoria em andamento. Congratulou-se com os presentes, manifestou o compromisso em ser portador, junto às autoridades federais, das demandas da categoria, destacando ser muito grato à classe pelo apoio que sempre recebeu.
Nova reunião está agendada com o senador, em Brasília, no dia 13/06/2023, para dar continuidade a elaboração do citado projeto de lei. A AARFFSA entende que o seminário foi um sucesso absoluto e manifesta otimismo de que dias melhores virão.
Fonte: site da AARFFSA

PARABÉNS A TODOS OS FERROVIÁRIOS, QUE PARTICIPARAM DO ENCONTRO, PRINCIPALMENTE A ARFFSA,, QUE, ACREDITO DEVERÁ, ENVIDAR ESFORÇOS PARA SE FAZER PRESENTE NO DIA 13\06 EM BRASILIA, INSISTIR NA CORREÇÃO DA TABELA E CRUCIAL PARA OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, POIS NA SAIDA DO ULTIMO FERROVIÁRIO DA INFRA, SEM QUE TENHA HAVIDO A REPOSIÇÃO DAS PERDAS, SIGNIFICA, QUE TODOS ESTAREMOS SUJEITOS A UMA DEFASAGEM DE 60%, QUE NUNCA SERÃO RECUPERADOS.
CurtirCurtir
Parabéns pela inteligente forma adotada para fortalecer nossa justa reivindicação.Hoje temos canais de comunicação e apoio, coisa que nos foi tirada durante anos.
Saudações Ferroviárias.
CurtirCurtir
RATIFICO AS PALAVRAS DO COLEGA JOÃO BATISTA ARAUJO.
CurtirCurtir
Excelente notícia. Um evento que vai ao encontro dos nossos anseios, renovando a fé e a esperança na resolução das questões que nos aflige. Um exemplo de união e coesão de ideias, num só sentido, por parte de entidades representativas sediadas no RS. O senador Paulo Paim é um político sério e atuante, um baluarte em questões que envolvem interesses de trabalhadores e aposentados. O engenheiro Manoel Geraldo Costa, figura magnânima, ora à frente da AARFFSA, com denodado esforço, se fez presente no encontro, deslocando-se do RJ ao RS, demonstrando, mais uma vez, sua incansável luta em defesa dos interesses da classe, como um todo. Um outro encontro está
marcado para acontecer no dia 13/06/2023, em Brasília. Torcemos e desejamos sucesso aos nossos representantes. Que Deus os ilumine.
CurtirCurtir
Já estivemos devagar demais desde quando na ativa em que dirigentes, seja por determinações absurdas, ou por desconhecimento Constitucional, acabaram prevaricando por não atualizarem as tabelas salariais sempre de acordo com o salário mínimo federal vigente. A hora é essa! Quem sabe faz a hora não espera acontecer.
CurtirCurtir
Minha surpresa foi a FENAFAP não ter sido mencionado nessa reportagem. Uma vez que tínhamos representantes lá. O Sr. Etevaldo Pereira estava presente e tem lutando junto aos demais representantes.
CurtirCurtir
Lucia
A matéria foi copiada do site da AARFFSA. Se a FENAFAP tivesse o comportamento de divulgar as suas informações, certamente o site da FENAFAP seria consultado, ou mesmo uma notícia enviada por e-mail seria publicada. O blog está aberto a todos os ferroviários e metroviários que o queiram utilizar.
CurtirCurtir
Prof. Fernando Abelha. Grata pela sua atenção. Não sabia que o BLOG não tinha informações.
Obter o Outlook para Androidhttps://aka.ms/AAb9ysg ________________________________
CurtirCurtir
Se alterar a legislação pertinente à complementação salarial, antes da correção da tabela salarial da extinta RFFSA, referente às perdas salariais, Será um tiro no pé. Prioridade, correção da tabela salarial ANTES DA SAÍDA DO ULTIMO FERROVIÁRIO DA INFRA, depois os respectivos reajustes.
CurtirCurtir
boa tarde pderia me informar se as parcelas dos 5% sai este mes de junho obrigado
CurtirCurtir
Prezado Carlos Antônio dos Santos, boa noite!
Sobre a sua dúvida quanto as parcelas dos 5% referentes aos atrasados, a diretoria da AARFFSA vem diariamente mantendo contatos com a área do governo responsável para a efetivação do lançamento de tais valores. Temos conhecimento que a referida folha foi elaborada em 30/05, aguardando apenas a ordem para os devidos lançamentos.
Estamos à sua disposição.
Saudações,
Almir Gaspar
Vice-Presidente da AARFFSA
CurtirCurtir
muito obrigado amigo tudo de bom abraço
CurtirCurtir