Por Almir Gaspar
Prezados bom dia!
As opiniões poderão ser divergentes, porém, não estamos apenas criando um fundo de previdência para novos participantes. O plano da CBTU, administrado pela REFER desde a constituição da empresa, conta com significativo número de participantes já assistidos, bem como outros em condições de elegibilidade, os quais devido ao seu passado laborativo em várias empresas: RFFSA, Engefer, CBTU, bem como, de planos instituídos ao longo do tempo pela REFER (BD, CD, CV), podem ser prejudicados com a falta de transparência na transferência de instituição.
Repito: a falta total de transparência por não ser divulgado e discutido, até mesmo, por exemplo, no período de 01/09/22 a 28/02/23, quando nestes seis meses, o Conselho Deliberativo – CODEL foi presidido pela CBTU, que promoveu por 22 dias, reuniões extraordinárias, com mais 16 dias de reuniões ordinárias, sem que o tema referente à discussão sobre os motivos que levaram ao pedido de portabilidade da CBTU, jamais ter sido posto em pauta das reuniões do CODEL.
Esperamos que o assunto seja, no momento, motivo de uma melhor análise, envolvendo todos os interessados, principalmente, seus participantes para que depois não se arrependam do estrago feito à milhares de participantes e seus beneficiários, que não têm nenhuma culpa da falta de diálogo e entendimento entre a REFER e CBTU.
Tal decisão de tamanha envergadura deve estar focada no participante e não aos interesses de diretores, muito menos de conselheiros, pois estes são passageiros e, com certeza, poderão acarretar sérias consequências ao futuro da REFER e dos participantes.
Por fim, as entidades de classe (Federações, Sindicatos, Associações), na ausência de entendimento, buscarão solução que seja melhor aos participantes.
Almir Gaspar
Presidente da AEEFL;
Vice-Presidente da AARFFSA
Ex-Diretor de Seguridade da REFER, no período 10/1995 a 07/2003.
Milhares de participantes da REFER preocupados com a portabilidade da CBTU
Por Fernando Abelha
É flagrante a preocupação entre os 27 mil ferroviários participantes da Fundação REFER, ativos, aposentados e pensionistas, após a notícia que a CBTU fará portabilidade para o Banco do Brasil Previdência.
As ilustrações referentes às estatísticas deste blog, mostram que dia 26, foram registradas 2008 visualizações, enquanto que ontem, 27, são 2680 , até às 20 horas, totalizando 4688 acessos sobre o mesmo assunto: portabilidade da CBTU retirando-se da REFER para o BB Previdência.


O que acontecerá,com os aposentados.
CurtirCurtir
Pelos informativos e cartas já divulgadas e que tive acesso, os aposentados do plano da CBTU seguirão juntos com os da ativa prá o BB Previdência.
Os demais dos outros planos, permanecerão na REFER que estará enfraquecida com a saída de seu principal plano (CBTU).
CurtirCurtir
As nossas Assosciaçôes ficarem ligadas nesse processo de transferência pois é nosso futuro em jogo.
CurtirCurtir
Rezemos…..
CurtirCurtir
A REFER cobrou de todos nós uma dívida que segundo ela era da CBTU. Pagamos porque fomos obrigados. Depois descobrimos que a UNIÃO pagou a dívida da CBTU. Mas a REFER não devolveu nosso dinheiro. Tenho dito que a REFER é a maior mentira da história da ferrovia.
CurtirCurtir
E nada pode ser feito para reverter essa apropriação indébita. É muita injustiça.
CurtirCurtir
A CBTU lançou um PDV e nenhum momento como patrocinadora nós informou, caso o funcionário que aderice e houvesse pagamento da dívida, os valores atuário não seria atualizado. A CBTU e Refer também não informou através do seu conselho administrativo, ou seja transparência nenhuma e conduziu o PDV nós induzindo ao erro, isso segnifica má fé com aqueles que contribuíram por tantos anos. Vamos usar do imaginário da má fé e a CBTU e Refer combinasse com a patrcidora, olha não pagar a tua parte e Refer entra na justiça ou no futuro faz um acordo e nesse tempo a lança um PDV e que saírem os valores atuarios não são atualidos. Portanto senhores se combinado quem saiu no PDV foi prejudicado.
CurtirCurtir
Como fica um patrimônio que foi adquirido com a participação dos sócios, se por acaso essa portabilidade seja conquetrizada pra o BB previdência.
CurtirCurtir
Boa pergunta.
Gostaria muito de saber a resposta.
CurtirCurtir
Gostaria mt que voltasse a plasfer . Era um excelente plano
CurtirCurtir
Estamos no país da insegurança:
Social, política, jurídica, econômica, financeira, alimentar…
Nada. Nada nesse país é seguro. Estamos sem rumo, sem guardiões, sem esperança, sem futuro. Tudo pode ser mudado a partir de uma canetada de alguém que nunca saiu de frente de um birô, mas que tem o poder.
Um sistema bem montado para desestabilizar completamente uma ordem social conquistada a duras lutas e penas.
Até quando?……
Tenho muita pena das próximas gerações. Irão receber um mundo onde somente o “TER” e importante. O “SER” nada representará. A barbárie retornará. Já estamos vivenciando algumas sementes germinando e prosperando.
CurtirCurtir