FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES FERROVIÁRIOS
INFRA S.A.
NEGOCIAÇÕES COLETIVAS – DATA-BASE DE 1º DE MAIO DE 2022
BOLETIM INFORMATIVO – nº 04
Hoje 13 de janeiro de 2023 foi realizada a 3ª reunião por videoconferência, entre os representantes da INFRA S.A. (VALEC) e Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários / Sindicatos Federados.
Os representantes INFRA S.A. (GESTÃO DO GOVERNO ANTERIOR) participantes das negociações coletivas da data-base de 1º de maio de 2022, demonstraram desrespeito e falta de consideração para com os sindicatos, mantendo paralisadas as negociações DESDE O DIA 29 DE AGOSTO DE 2022, data em que ocorreu a 2ª reunião entre Empresa/Sindicatos/FNTF permanecendo totalmente INERTES e sem interesse em solucionar o problema.
Após diversas cobranças dos Sindicatos/FNTF (e-mail, cartas e telefonemas) solicitando a continuidade das negociações, no dia 14 de dezembro a INFRA, (Diretoria anterior) agendou reunião para o dia seguinte (15 de dezembro 2022), porém, no dia da reunião, poucas horas antes de seu início comunicou que a reunião estava CANCELADA, pois teriam que aguardar a deliberação do Ministério da Infraestrutura para o assunto.
Em janeiro de 2023 estando à INFRA sob nova Direção, novamente, FNTF e Sindicatos Federados, reivindicaram junto a diretoria da empresa, a continuidade das negociações, sendo nossa reivindicação, atendida pelo Dr.Eduardo Bergamaschi Felizola, que é o novo Superintendente de Gestão de Pessoas, determinando o agendamento desta reunião.
Iniciada a reunião, e realizadas as apresentações de praxe, recebemos as boas-vindas daquela Superintendência, com agradecimentos mútuos pela continuidade das negociações.
Feita breve retrospectiva das 2 reuniões anteriores; expusemos ao novo Superintendente, que fomos incluídos nesta negociação, através de Ação Judicial movida na Justiça do Trabalho (decisão do TRT de Brasília – DF) que determinou à INFRA nossa inclusão no processo negocial.
Em nossa 1ª participação, fomos informados que a negociação de 2022 já estava bastante avançada entre a INFRA, e os Sindicatos: do Nordeste; Bahia; Central do Brasil; Ferroviários e Metroviários do litoral de Santa Catarina; Paraíba e Ferroviários de Bauru e Mato Grosso do Sul, que já haviam realizado suas assembléias e os trabalhadores, aceito a proposta da INFRA para assinar o ACT.
Consultamos a categoria na base dos sindicatos federados, sendo a proposta da INFRA/VALEC recusada por unanimidade, oportunidade onde os trabalhadores reiteraram a pauta de reivindicações da FNTF não autorizando a assinatura do ACT, sendo Inadmissível um reajustamento salarial seja de apenas 5%, (menos da metade da inflação do período).
O pagamento do reajuste salarial a categoria em respeito à data-base, TEM QUE SER REALIZADO DE FORMA RETROATIVA À 1º DE MAIO DE 2022, e reiteramos a manutenção dos direitos dos ferroviários egressos da RFFSA/FEPASA e Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
Entendemos ter havido avanço considerável nesta negociação, pois a Superintendência de Gestão de Pessoas, à pedido de nossos Sindicatos e FNTF, sinalizou de forma positiva e favorável ao cumprimento pela INFRA em respeitar a data-base dos ferroviários,
Outro avanço de suma importância para a categoria, foi a reivindicação pela FNTF, de retomada da discussão de assuntos ainda pendentes de interesse dos ferroviários, relativos a COMISSÃO PARITÁRIA, E TABELA SALARIAL DEFASADA, trabalho elaborado por nossa Federação e Sindicatos, em benefício dos ferroviários da extinta RFFSA de todo o Brasil sem reajustamento salarial, desde 2019.
A Superintendência de Gestão de Pessoas, atendendo nossa reivindicação, receberá os dirigentes sindicais, em reunião presencial na sede da INFRA no próximo dia 20 de janeiro, onde será dado continuidade as negociações, oportunidade em que a FNTF apresentará o trabalho da Comissão, ao novo Superintendente, Dr. Eduardo Felizola.
Assim que recebermos a Ata desta reunião, será disponibilizada e divulgada na íntegra aos ferroviários pelo site: http://www.fntf.org.br
Francisco Aparecido Felicio
Diretor Presidente
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES FERROVIÁRIOS
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DO RIO DE JANEIRO
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DE SÃO PAULO
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS NOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DA ZONA MOGIANA
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DA ZONA SOROCABANASINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Fontes: João Callegarri, presidente do STEFRS; SITE AARFFSA; Aramis Lussac
Toda mudança nos renova, nos dá esperança de dias melhores. Agora com essa mudança de govêrno, são novos fluidos, nova visão das coisas. Vamos torcer!!!
CurtirCurtir
Pelo menos uma notícia alentadora sobre o ACT 2022/2023. Vamos aguardar e torcer por um desfecho positivo!
CurtirCurtir
Ufa , uma luz no fim do túnel.
CurtirCurtir
Vamos o resultado da reunião, que Deus nos abençoe e esteja na frente dessa causa.
CurtirCurtir
Porque não encaminhar todo o processo que vem se arrastando há tempos ao Presidente da República sobre a situação que passam os aposentados? Hj(19/01/2023) em uma reunião com os representantes dos sindicatos dos metalúrgicos (que também estão na mesma situação…sem aumento, dito por ele). O próprio Presidente Lula aconselhou os mesmos, a forçar o Governo Federal . Pq não fazemos o mesmo, em vez de reuniões prá lá, reuniões prá cá, que nunca chegam a lugar nenhum?
CurtirCurtir