Estação Morumbi e a primeira viga instalada (iTechdrones)

Metrô CPTM – A estação Morumbi da Linha 17-Ouro recebeu a primeira de quatro vigas-trilho. Imagens aéreas do canal iTechdrones mostram a estrutura posicionada ao lado da plataforma sentido sul, ainda com a treliça lançadeira sobre ela.

O içamento dentro da estação era um dos aspectos que se mantinham em suspense por muito tempo já que a construtora Camargo Correa, que ergueu a estação Morumbi, instalou a cobertura completa, o que parecia impedir uma instalação convencional, por guindaste.

A treliça lançadeira dentro da estação (iTechdrones)

O “mistério” foi desfeito semanas atrás pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, que explicou que a treliça lançadeira teria acesso por dentro da estação. Após lançar mais algumas vigas ao norte da parada, o Consórcio Monotrilho Ouro, responsável pelo trabalho, parece que fará o mesmo processo nas quatro posições de Morumbi.

Além desse trecho, há 22 posições faltantes para as demais vigas-guia no trecho da extensão da Linha 17 onde existe também um track-switch, o aparelho de mudança de via. Nele também serão colocadas vigas, mas de construção metálica, que se movimentam para permitirão que os trens da BYD retornem em direção à Congonhas.

Por fim, o consórcio tem ainda a missão de lançar a última viga-trilho curva, ao lado da Ponte Estaiada, tarefa que ficou pendente após um guindaste quebrar anteriormente.

Fonte: Site Metrô CPTM