– Amigos e colegas ferroviários e metroviários, conforme é do conhecimento de todos, assumimos em 01/06/2022 a condução dos destinos de nossa querida AARFFSA.

A partir desta data, iniciamos um processo de diálogo com as diversas autoridades governamentais, com a finalidade de solucionar as diversas questões que atingem nossa classe, merecendo destaque, dentre outras, a enorme defasagem de nossos benefícios em relação à inflação que, consequentemente, está colocando grande parte dos aposentados e pensionistas em situação de penúria, conforme diversos relatos colhidos em nossa associação, de muitos associados, grande parte com idade superior a 80 anos e vivendo de favores, após anos de contribuição.

O caminho para amenizar este sofrimento está na reposição destas perdas, que estão cristalinamente oficializadas no relatório da Comissão Paritária (formada por quatro membros da VALEC e três membros dos Sindicatos de Base), instituída para este fim, sem que a VALEC, estatal responsável pela referida reposição, se manifeste favorável a resolver esta demanda justa e perfeita da classe.

Outra questão, que nos preocupa e que tem sido motivo de diversas reuniões em Brasília com os órgãos afins, é a redução ilegal das pensões em 40% do valor que o instituidor recebia quando em vida, enquanto o correto é o pagamento integral do benefício, conforme constante nas leis 8.186, de 21 de maio de 1991, e 10.478, de 28 de junho de 2002.

Uma outra demanda, na esfera estadual, também de suma importância não só para a classe, mas para toda a população do Rio de Janeiro, é a recuperação e a destinação da estação de Barão de Mauá, hoje totalmente depredada e abandonada, demonstrando o desprezo e o descaso das autoridades com a preservação da memória ferroviária.

Muitos parlamentares nos procuram em busca de apoio, em função da estatura da associação, com um grande número de associados e de abrangência nacional. Neste contexto, conseguimos nos identificar com o Deputado Federal Altineu Cortes, candidato à reeleição, pelo PL, com o número 2269. e com o candidato a Deputado Estadual, Frederico Barbosa Lemos, do Partido Solidariedade, com o número 77.040. Os dois candidatos concorrem pelo Rio de Janeiro e se comprometeram, dentro de suas respectivas abrangências, a acompanhar e interferir junto aos órgãos governamentais, na solução de nossas urgentes demandas. Assim, pelo exposto, estamos solicitando seu voto e de seus familiares para os candidatos acima citados.

AARFFSA – Associação dos Aposentados da RFFSA

AEEFL – Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina

Fonte: Site da AARFFSA