Trecho de ferrovia que corta Mato Grosso do Sul (Foto: Chico Ribeiro/Segov)
Trecho de ferrovia que corta Mato Grosso do Sul (Foto: Chico Ribeiro/Segov)

Campo Grande News (MS) – Depois de conseguir destravar o projeto da Nova Ferroeste, que terá edital publicado nos próximos meses na B3, o governo do Estado confirma outro passo importante para reativar mais um trecho importante de ferrovia em Mato Grosso do Sul, a Malha Oeste.

A estrada de ferro que liga Corumbá, a 428 km de Campo Grande, cortando o Estado até São Paulo, onde termina a malha em Mairinque, deve receber um investimento de R$ 15 bilhões, com previsão de concessão por 40 anos. E o mais importante, desafogo um tráfego de 700 carretas que passam diariamente pela BR-262, cortando o Pantanal sul-mato-grossense e matando milhares de animais silvestres todos os anos.

Os estudos em fase de conclusão é o passo decisivo para que os trâmites da reativação dos quase 2 mil quilômetros do trecho ferroviário avancem, com previsão de realizar as consultas públicas até agosto deste ano. A meta é de que a nova concessionária, que vencer a licitação, faça a revitalização de dormentes, troca de trilhos, entre outros, para que se possa escoar minérios e outros produtos.

Nos trilhos de novo – A estruturação do projeto para a relicitação da Malha Oeste é realizada pelo consórcio ‘Nos Trilhos de Novo’, composto por quatro empresas e liderado pela Latina Projetos Civis e Associados. O projeto foi contratado por meio do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e inserido no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal.

Desde julho de 2020, a Rumo Malha Oeste devolveu a concessão do trecho e entregou o contrato para nova licitação. Por isso a necessidade de estudos para esse processo da nova concessão que envolve todo o ramal da Malha Oeste, tornando o trecho tecnicamente e economicamente viável e com a infraestrutura disponível.

Assim que terminado o estudo, o documento será encaminhada ao TCU (Tribunal de Contas da União), que irá se manifestar para então sair ser publicado o edital. “A expectativa é que o edital saia ainda esse ano”, afirmou o secretário de Parcerias em Transportes no Ministério da Economia.

Trajeto – A linha sai do município de Mairinque (SP) com direito de passagem por Santos, vindo por todo o oeste paulista, chegando no município de Três Lagoas, passando por Água Clara, Ribas, Campo Grande, Terenos, Anastácio, Aquidauana, Miranda e depois chegando ao município de Corumbá.

“Esta linha passa por todo o Mato Grosso do Sul. E essa ferrovia hoje nós estamos sem ela há muito tempo. Ela pertencia a concessionária Rumo, não houve viabilização, não houve investimentos necessários para que ela tivesse a sua recuperação”, destacou.

A importância da retomada da Malha Oeste para transferir toda a carga de minério escoada pelos 700 caminhões por dia, com a redução de custo. “Isso deve representar redução de emissões de carbono, diminuição de acidentes. Depois disso nós pegaremos toda essa estruturação da celulose. Todo crescimento agrícola do Estado. Nós podemos trazer ureia da Bolívia pra um hub de distribuição a partir de Campo Grande. Podemos levar todos equipamentos que no passado já eram levados pra Bolívia”, pontuou.