As locomotivas, fabricadas na Alemanha e Filadelfia, em 1912, completam 110 anos neste ano Divulgação/PMC
As locomotivas, fabricadas na Alemanha e Filadelfia, em 1912, completam 110 anos neste ano Divulgação/PMC

Band.com – A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, em Campinas, realizou passeio de trem com duas locomotivas que foram restauradas e serão reinauguradas para passeio na Estação Anhuma. São as locomotivas número 215 e a número 9. 

O evento começou com recepção dos visitantes. De início a reinauguração das locomotivas e a partida do trem da Estação Anhumas sentido Jaguariúna com volta para Campinas. 

História  

Em seu aniversário de 110 anos a locomotiva a vapor número 9, fabricada na Alemanha em 1912, voltou aos trilhos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, fundada em 1977.

Vinda de Berlim, a locomotiva chegou em Campinas no ano de 2000 para operar no trecho de Campinas a Jaguariúna, mas a ferrovia parou de operar devido a pandemia da Covid-19, e ela foi recolhida nas oficinas de Carlos Gomes. Ela acabou sendo atingida por um incêndio, precisou ser reformada e agora voltará às operações 

locomotiva a vapor número 215 foi fabricada pela The Baldwin Locomotive Works, na Filadelfia em maio de 1912, para a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas. Foi a primeira locomotiva a funcionar pela Associação em nível nacional. Ela também tem 110 anos e foi batizada com o nome do fundador da Associação, Patrick Henri Ferdinand Dollinger.