Colaboração de Francisco Mattos

Associação dos Empregados Públicos da VALEC – AEPVALEC manifesta apoio ao Ministério da Infraestrutura para a criação da nova estatal: INFRA S.A.

CARTA N° 004/2022/AEPVALEC

Brasília/DF, 16 de maio de 2022.

Ao Senhor MARCELO SAMPAIO CUNHA FILHO

Ministro da Infraestrutura

Esplanada dos Ministérios, Bloco “R” – 6o Andar – Sala 600

CEP 70.044-902 – Brasília – DF
Assunto: Manifestação de apoio dos empregados públicos da VALEC para a estruturação
da nova empresa pública – Infra S.A.

Senhor Ministro da Infraestrutura,

1. A Associação dos Empregados Públicos da VALEC – AEPVALEC vem, oportunamente representada pelo corpo diretivo subscrito, cumprimentá-lo, em nome de toda a categoria que representa, pela honrosa atribuição que lhe foi conferida: a de conduzir o Ministério de elevadíssima importância ao Governo Federal e de relevância primordial para o desenvolvimento do nosso país.

2. Entendendo a premente necessidade de dotar o país de infraestrutura adequada, assim como seu constante aprimoramento, faz-se necessário essa Associação de empregados reportá-lo da promissora intenção dos empregados da Valec em ações que visem a criação de uma nova Empresa Pública – como se ventila no setor da Infraestrutura –, quer seja por uma fusão das duas empresas públicas sob tutela do MINFRA, Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e Empresa de Planejamento e Logística – EPL, ou por incorporação de uma pela outra.

3. Não há dúvidas de que a criação dessa nova empresa será revertida em uma série de benefícios para a sociedade, visto que há inegável sinergia de esforços e profusa correlação das funções sociais entre as duas estatais atualmente existentes. Entre os empregados efetivos concursados que constituem a Valec, alguns pontos são entendidos como vantagens associadas a partir da união das estruturas empresariais da Valec e EPL:

  • Redução significativa dos custos administrativos pela unificação da gestão;
  • Geração de receitas mais expressivas;
  • Apoio aos Estados e Municípios na consecução de projetos de infraestrutura;

Contatos: aepvalec@gmail.com – https://www.aepvalec.org.br

Página 2 de 2

Suporte às autorizatárias ferroviárias na construção de suas ferrovias, as quais resultarão em um equilíbrio extremamente importante na matriz de transportes brasileira;

  • Boa imagem para o Governo perante a sociedade dado a redução de despesas e tratando a infraestrutura como agenda de Estado.

4. Levando em consideração todos os aspectos que se fazem necessários para sua criação entendemos que será preciso levantar uma série de estudos afetos às empresas e aos empregados que as constituem, a exemplo: organograma institucional, normativos dos mais diversos assuntos, plano de cargos e salários dos funcionários, previdência complementar, entre outros.

5. Nesse sentido, nos dispomos a contribuir – por meio de uma “comissão de empregados voluntários”, representando esta entidade civil – nas frentes que se fizerem necessárias para que
o projeto dessa nova sociedade empresária se torne uma realidade, que seria um grande legado
deixado por Vossa Excelência e a presente geração de Agentes Públicos para o nosso país.


6. Como encaminhamento deste documento, sugerimos a realização de uma reunião com os membros representantes da AEPVALEC para tratarmos do tema ora apresentado e dos eventuais planos de ação para buscarmos darmos contribuições ao tema.

Fonte: Associação dos Empregados Públicos da VALEC – AEPVALEC