Colaboração de João Calegari, presidente do Sindicato dos Ferroviários do Rio Grande do Sul e diretor da FNTF
Por Fernando Abelha
Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF acaba de colocar à disposição da categoria o site fntf.org.br (clique aqui para acessar) onde serão inseridas todas as informações do interesse dos ferroviários, ativos aposentados e pensionistas, relacionadas às suas atividades sindicais.
Assim, está de parabéns a nova diretoria da FNTF, de vez que tem sido uma constante a falta de comunicação dos órgãos de classe, sobre os assuntos do interesse dos ferroviários, hoje maculados pelo desinteresse e descompromisso do atual Governo Federal, em honrar os reajustamentos salariais, de acordo com a inflação. As perdas salariais dos ferroviários da extinta RFFSA, já se aproximam de 60%. A cada ano aumentam os níveis da Escala Básica de Cargos e Salários da RFFSA, com remuneração abaixo do salário-mínimo.
Que ótima notícia. Parabéns a diretoria da FNTF!
CurtirCurtir
ACHO QUE SE TRATA DE UMA REATIVAÇÃO, POIS SEMPRE ENCONTREI O SITE DA FEDERAÇÃO, CUJO PRESIDENTE ERA SR, HÉLIO REGATO E TINHA ENTRE SEUS MEMBROS O ATUAL PRESIDENTE, DE QUALQUER FORMA, MAIS NUNCA É DEMAIS.
CurtirCurtir
Prezado Fernando Abelha!
No meu humilde entendimento, esta pauta de negociação da FNTF, proposta para a VALEC, com a quantidade de penduricalhos (vantagens e benefícios indiretos) negociados, vem reforçar a política daquela estatal de não conceder os aumentos reivindicados pela categoria, impedindo que os egressos da antiga RFFSA usem seus direitos de reclamar, compensados por vantagens, não agregadas aos salários, que substituem momentaneamente as perdas salariais diretas.
É preciso lembrar que, estas vantagens não serão incorporadas às suas aposentadorias ou aos acertos, em caso de desligamento.
Posso estar completamente enganado, mas o importante a ser negociado são as perdas salariais e, depois, algum benefício indireto, que não permitem nenhuma garantia futura ao ferroviário.
De qualquer forma, é uma inciativa bem vinda, esta da FNTF!
CurtirCurtir
José Luciano
As vantagens se referem aos ferroviários que ainda se encontram em atividade na VALEC. Aos aposentados e pensionistas é proposto, apenas, a correção pela inflação.
Vamos prestigiar o trabalho da FNTF e pedir a Deus sucesso para nosso pleito.
CurtirCurtir
Estimado Fernando Abelha!
Vi o seu comentário e continuo achando que, às vantagens indiretas se prestam à aceitação da não correção dos salários dos trabalhadores da ativa, que impactam diretamente nas correções dos aposentados e pensionistas, conforme tem sido a política da Valec.
Com isso, não quero, de forma alguma, desmerecer os esforços da FNTF, que merece o nosso apoio e elogio.
CurtirCurtir
Parabéns aos idealizadores desse trabalho. Todas as iniciativas em defesa da causa Ferroviária em nosso país, é sempre louvável. Não tem mais cabimento, sermos detentores dessas dimensões continentais e o Transporte sobre trilhos, não ter de nossos governantes o tratamento adequado. Somos aqui de Salvador, na Bahia e desde 1986 vimos lutando pela revitalização Ferroviária em nosso Estado e no Brasil. Através da Sociedade Nacional Movimento Trem de Ferro, do Projeto Ver de Trem e do Grupo de Defesa e Promoção Sócio Ambiental – Gérmen, realizando inúmeras atividades, no sentido de sensibilizar nossos governantes. Sou Gilson jesus vieira, coord. Geral. Obrigado pelo contato.j Zap 71-9 8767-0941
CurtirCurtir
Abre-se um novo pano de boca no Teatro de sofrimento pelo isolamento desajustado, das entidades que nunca aprenderam que A União faz a Força.
Meus parabéns pela iniciativa e pelo vigor que vemos se implantar em um outro amanhecer.
CurtirCurtir
Ótima notícia! Boa sorte e bom trabalho aos dirigentes da FNTF. Precisamos de um representante de nossa categoria para apresentar propostas concretas e factíveis à Valec, instituição com quem devemos negociar.
CurtirCurtir