Por Fernando Abelha

Oportunas e suaves brisas avivam e alimentam as esperanças dos ferroviários. No último dia 17 o blog divulgou documento que o  advogado e ferroviário Alcir Alves de Souza, através de correspondência pessoal, encaminhou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, tocante apelo, pelo qual, com singular sabedoria e douto senso de oportunidade, relata o caos que atinge a categoria como um todo – ativos, aposentados e pensionistas – e pede ajuda junto ao Ministério da Infraestrutura para que faça cumprir os compromissos pecuniários com os combalidos ferroviários da extinta RFFSA, há anos sem o devido reajustamento salarial. Espera-se para qualquer momento que o nobre deputado se digne em responder. Assim que obtivermos o retorno daremos conhecimento a todos.

Por sua vez, a Federação Nacional das Associações dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas – FENAFAP quebrou, parcialmente, o silêncio sepulcro, como sabiamente classifica o advogado e ferroviário Alcir Alves de Souza, ao deixar vazar ofício por ela solicitado ao senador Jorginho Mello que o direcionou ao ministro Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, – publicado ontem no blog – em brilhante atuação na defesa dos direitos da categoria quanto as perdas salariais, pleito que se mantém em destaque pela chamada Comissão Paritária Especial.

Assim, como satiriza o dito popular, estamos “comendo o boi a bifes”. Melhor do que nada. Espera-se, agora que essas atitudes sirvam de exemplo às demais Federações, Sindicatos e Associações de Classe para que acionem seus deputados e senadores, roguem ajuda para categoria e procedam a difusão de suas atuações, para o que este blog está aberto. Existe uma máxima em Relações Públicas que ressalta: “não basta fazeres as coisas bem-feitas. É necessário dizer aos outros o que fizestes”.

A categoria, através deste porta voz, agradece sinceramente ao ferroviário Carlos Augusto Menezes que obteve cópia do ofício do senador Jorginho Mello e enviou ao blog para que a categoria conhecesse e respirasse um pouquinho aliviada.

Eis o e-mail recebido:

“Bom dia, Professor!

Recebi o Ofício do Senador Catarinense Jorginho Mello de um colega ferroviário.

Sou aposentado da RFFSA, iniciei na Superintendência Regional de Tubarão/SC SR-9 e depois passei por Sucessão Trabalhista para a Ferrovia Tereza Cristina S.A.  FTC. Acompanho diariamente o seu/nosso Blog”.

Obrigado Carlos Augusto