Por Fernando Abelha
É inegável a brilhante atuação de liderança que a Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina, em mais de um século de existência, age na defesa dos direitos da categoria como um todo.
No momento, destaca-se a atuação do seu presidente Adauto Alves que, ao lado de outras lideranças de Associações de Classe, através da chamada Comissão Paritária Especial, se dedica em fazer cumprir o pagamento das perdas salariais impostas aos ferroviários.
Sobre o aniversário dos 104 anos da Associação Mútua, ocorrido ontem, recebemos de Adauto Alves o seguinte texto comemorativo:
“Nossa Associação Mútua hoje completa 104 anos. A mais antiga do Brasil e possivelmente do mundo. Sempre primou por sua combatividade nas cobranças dos direitos dos ferroviários. Todas as ações do passado e do presente, em benefício da classe, se fez presente. Se fez notar nas lutas contra o Regime Militar quando tivemos muitos diretores presos.
A maioria das entidades representativas hoje existentes tiveram origem dela. Foi a pioneira na criação de um Pecúlio que deu origem a Previdência Social. Grandes Presidentes por aqui passaram: Sarne José de Oliveira, Nono, Arueira, Irapoan, Raimundo meu antecessor. Alguns com maior destaque entre eles Irapoan que implantou regime misto Associativo Política Ferroviária e por Sindicalismo através da aproximação com o Presidente da F.N.T.F Hélio Regato e com um maiores Batistinha que conseguiu implantar Política Partidária com a Política Ferroviária e se tornou Deputado, enfrentando um dos momentos mais duros momentos do regime militar da história com paralisações e greves épicas nos movimentos ferroviários, na mobilização por melhores condições de salários e trabalho. Instalada em prédio próprio em um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro Imperial, de São Cristóvão tem em sua DIRETORIA o Presidente ADAUTO Alves, Vice Geraldo Sobrinho, Diretores Tesoureira Anita Perpétuo, Social Cláudio, Previdenciário ODEVAR, Gerente Administrativo D.Nadir, Contadora VERA, servidores José Andréia e Ronaud que vestem nossa camisa. Jurídico. Dr. Francisco. Dr José Suarez que possui a Comenda mais importante da Maçonaria do Brasil, orgulho para nós e Dr Augusto. Conselho Fiscal nosso lendário Sr Altivo, Sr. Guimarães e falecido recentemente Sr. Manoel. Na história o primeiro PRESIDENTE Mineiro que reside em B. Horizonte. Também na história do Sindicalismo ferroviário teve um seu participante convidado para Cargo de Diretor da Federação Nacional Trabalhadores Ferroviários, eleito e reeleito, a convite de seu Presidente Ministro Hélio Regato. Somos membros da FENAFAP. Todas as entidades passam momentos difíceis e a nossa não poderia ser diferente devido ao reflexo da PANDEMIA Covid 19. Todavia se conseguirmos a Unidade da FNTF, FENAFAP, AARFFSA, MUTUA, AENFER, ASSOC. Engenheiros da LEOPOLDINA, na Comissão Vitoriosa da Revisão Salarial, quando tivemos nossos Direitos Reconhecidos seremos muito mais fortes. O maior homenageado hoje é o ASSOCIADO que merece todos PARABENS por sua Fidelidade, AMOR, Respeito por sua ASSOCIAÇÃO. A eles prometemos muito Trabalho!!!
ADAUTO ALVES PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO MÚTUA. PARABÉNS PARA NÓS. !!!!!!!”
PARABÉNS A GLORIOSA ASSOCIAÇÃO E PARA SEUS COMBATIVOS DIRIGENTES. QUE VENHA OUTRA CENTENA DE ANOS.
CurtirCurtir