Por Fernando Abelha
Recebemos, por encaminhamento de um leitor, e-mail oriundo da Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários – FAEF, enviado a todas as Associações de Engenheiros a ela afiliados, pelo qual, entre outras considerações, relata indesejáveis procedimentos da diretoria Executiva da REFER, que trazem preocupação aos engenheiros ferroviários.
Entre outros assuntos ressaltamos:
“Atitudes recentes tomadas pela atual Diretoria da REFER, muito nos tem preocupado. De forma resumida, citamos algumas:
· A Diretoria Financeira está vaga há 16 meses
· Todos os antigos gerentes foram demitidos, sendo preservada apenas, sem o cargo, a gerente de RH, por ser detentora de conhecimento ainda imprescindível,
· Os cargos principais que sempre foram ocupados por ferroviários, agora são ocupados por gente estranha ao nosso meio
· Foram firmados inúmeros contratos com escritórios de advocacia para atuarem na Fundação, fazendo com que a despesa com “Consultoria Jurídica”, em 2020, atingisse a absurda cifra de R$ 9,141 milhões. Nada menos que R$764 mil/mês
· A atual Diretoria tem desrespeitado decisões do CODEL, Órgão máximo da estrutura funcional da REFER
· As despesas administrativas da REFER apresentaram aumento de 32,8% num período em que a inflação subiu 4,48% (2019/2020)
· Nesse mesmo período, as despesas com pessoal cresceram 7,87%, muito acima da inflação
· Os conselheiros que têm votado em benefício da modicidade, razoabilidade e da segurança da gestão em favor dos ferroviários têm sido voto vencido no CODEL
A FAEF afirma, ainda que:
… Paralelamente a essa questão, a preocupação se torna ainda maior, no momento em que nossos salários, aposentadorias e pensões se encontram estagnados, sendo corroídos progressivamente pela inflação, fazendo com que o benefício recebido da REFER, seja ainda mais representativo em nossos vencimentos.
Por conta disso, sua administração deve ser absolutamente idônea, competente e econômica, preservando de forma perene os recursos de seus beneficiários…”
Prezado Abelha, Obrigada por divulgar as ações da FAEF. Como ferroviária, assistida fundadora da REFER temos a obrigação de acompanhar e buscar sempre a transparência na gestão da nossa Fundação. Pois ela representa um diferencial a todos nós ferroviários que ao longo de nossas vidas profissionais ajudamos ao Brasil a crescer através das nossas ferrovias. Somos uma entidade que congrega doze Associações que prezam e estarão sempre atenta na defesa dos direitos dos ferroviários e da Ferrovia Brasileira com muita honra. Ferroviários podem acreditar estaremos alertas e buscaremos nossos direitos sim, pois acreditamos que o BRASIL TREM JEITO.
CurtirCurtir
Prezada Clarice
A intervenção da FAEF na defesa da REFER foi oportuna e esperada. A nossa unidade se faz necessária.
Como você bem registrou os ferroviários foram renegados a um segundo plano, são três anos de salários congelados pela VALEC, Fazer o quê? Foi onde nos jogaram.
Deixo claro que o blog está fechado para o Conselho Fiscal, com o Marcelo Costa nº 80 e para o Conselho Deliberativo, com José Raimundo n º 33, capazes de salvar a Fundação, sem, no entanto, desmerecer qualquer outro candidato que seja do bem.
Como Marcelo Costa é, também sua indicação estamos abertos a divulgar o que a FAEF enviar para sua candidatura.
CurtirCurtir