Comentários iniciais de Fernando Abelha

A propósito da matéria publicada na manhã de ontem, intitulada “Eleições REFER: Conselhos Deliberativo e Fiscal. É hora de reforçá-los com ferroviários do bem”, recebemos do eng. Almir Gaspar, presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina, inquietante análise sobre o que acontece na Fundação REFER, há 16 meses sem Diretor Financeiro e de Investimentos, uma aberração, ignorada pela PREVIC, se caracterizando como uma nau sem rumo em mar revolto.

Portanto, está na berlinda o Fundo de Pensão dos Ferroviários e Metroviários, com 27 mil participantes entre ativos, aposentados e pensionistas, categoria tão prejudicada por este governo e pelos anteriores, a partir de Fernando Henrique Cardoso, enquanto a PREVIC, o órgão regulador e fiscalizador, assiste a tudo passivamente.

Eis o que afirma o eng. Almir Gaspar:

“Professor, saudações!
Mais uma vez concordamos plenamente com sua matéria, tendo em vista os graves acontecimentos na gestão da REFER.

É. realmente, uma vergonha. Estarmos tantos meses sem um diretor financeiro e AETQ. Nenhum dos diretores atuais tem tal prerrogativa legal para a função de AETQ e pelo que consta nenhum conselheiro do CODEL detém condições para exercer tal função. Seria muito mais lógico que o candidato escolhido pela empresa para seleção de tal profissional, Ronaldo Magalhães, que foi vetado por não ter três anos de experiência no exercício da área financeira, mas que demonstrou estar apto dentro dos demais requisitos.

Outro candidato, Carlos Alberto Pinto da Silva, foi indevidamente considerado inapto por ter movido ação judicial contra a REFER, sendo que tal decisão foi considerada irregular pelo próprio órgão regulador, a PREVIC.

Desta forma, entendemos que após todas as demissões dos técnicos, principalmente na área financeira, com um grande desmanche, colocando a fundação em situação de uma provável intervenção, entendemos que o CODEL deveria tomar a decisão de indicar o correto profissional Carlos Alberto Pinto da Silva, restabelecendo-o no cargo de Diretor Financeiro e AETQ.Profissional com mais de 10 anos de experiência e reputação ilibada, reconhecida por todos que conhecem a sua carreira profissional.

Carlos Alberto nem precisaria ser novamente habilitado pela PREVIC, pois sua habilitação continua em vigência pela própria PREVIC, essa seria uma decisão para, no mínimo, resgatar as injustiças cometidas contra a gestão anterior.

Um forte abraço do amigo.

Almir Gaspar”