Por Fernando Abelha

Recebemos cópia do e-mail pelo qual o engenheiro ferroviário Geraldo de Castro Filho, que exerce importante liderança em Minas Gerais (BH) sempre empenhado em defesa da categoria, encaminhou à Casa Civil da Presidência da República, aos cuidados do general Marcelo da Costa Vieira.

Entendemos plenamente a mensagem de revolta do engenheiro Geraldo Castro, que sofre como todos os ferroviários da extinta RFFSA pelas revoltantes atitudes dessa malfadada VALEC que, criminosamente, ignora a precária situação dos ferroviários. Atualmente são 10 níveis da Tabela de Cargos e Salários da RFFSA, abaixo do salário mínimo. Os algozes da VALEC quando indagados, alegam sempre ao propor zero de aumento, que cumprem determinação do Governo Federal. Nunca, covardemente, declinam o nome de quem dá a ordem.

Assim, após o pronunciamento de Adauto Alves, publicado ontem, em que abriu a caixa preta da Comissão Especial Paritária, o mesmo se espera das Federações de Trabalhadores. Entendemos que o momento é de se aguardar um pouco, pelo menos até a data base, em 1º de maio, tempo suficiente, acreditamos, mesmo com a pandemia, para que se tenha, pelo menos, alguma sinalização.

O blog agradece a participação dos ferroviários leitores com envio de seus comentários, o que faz valer o propósito de transformar este veículo de comunicação em um fórum de debates, em favor da categoria. Na oportunidade, informamos que os comentários enviados que tenham agressões ou palavras de baixo calão, não são publicados de acordo com a linha editorial do blog, amplamente difundida.

Como sugestão, entendemos ser importantes que as mateias publicadas no blog sobre a desumanidade praticado na retenção dos nossos salários, sejam enviadas por e-mail para VALEC e outros órgãos afins do Governo Federal, o que pode ser feito, massivamente, por cada ferroviário e, também, pelos órgãos de classes que desejarem ajudar a resolver o impasse ameaçador que atinge à categoria.

Eis o que relata o engº Geraldo: “para General, Marcello, casacivil@presidencia.gov.br, Cco:mim

“Senhores, 

A covardia que os seguidos governantes e seus “funcionários especializados”, fazem com ferroviários da extinta RFFSA, chega às raias de se constituir em absurda desonestidade, ilegalidade e desumanidade.  

Uma vez mais, a VALEC se pronuncia, informando aos líderes classista, que o reajuste dos ferroviários, será de zero por cento, como já ocorreu em vários outros dissídios, impactando na sobrevivência dos ferroviários aposentados, a maioria com idade acima de 80 anos.

Felizes são os detentos, assassinos, traficantes, corruptos, bolsas famílias, que nunca agregaram serviços, em prol da Nação, que tem seus reajustes dados pelos governos em valores ACIMA DOS ÍNDICES DE INFLAÇÃO.”

Eng. Geraldo de Castro Filho