Recebemos do participante da REFER, ferroviário da extinta RFFSA, Paulo Cezar Oliveira, e do gerente de Relações Públicas, também, da RFFSA, Bernardo Luis Barreto, os seguintes comentários:

“Prezado Prof. Fernando Abelha

Com relação à REFER, na qualidade de participante assistido, gostaria de fazer algumas considerações:

  • Com a divulgação dos resultados financeiros da REFER, referentes ao ano de 2019, constantes do “Relatório Anual 2019”, restou evidenciado o excelente trabalho que a antiga Diretoria vinha desempenhando na condução da nossa Fundação. 
  • A Diretoria era composta por Manoel Geraldo Costa (RFFSA) Presidente, Carlos Alberto Pinto da Silva (CBTU) Diretor Financeiro e Fernando João Abelha Salles (REFER) Diretor de Seguridade e contava com o apoio de uma assessoria técnica competente e atuante. 
  • O processo de escolha da Diretoria foi determinado pela PREVIC e, após processo de seleção, foram aprovados, por unanimidade, pelo Conselho Deliberativo – CODEL e referendados pela PREVIC, que é o órgão que regula e fiscaliza as Fundações. 
  • A forma de seleção e definição da Diretoria se mostrou o melhor caminho para escolha dos dirigentes, afastando a possibilidade de indicação meramente política o que se caracterizou, em um passado recente, desastroso para as finanças e a imagem da Fundação. 
  • Em reuniões extraordinárias realizadas nos dias 16 e 17/12/2019, o Conselho Deliberativo – CODEL, por maioria simples, visto que nem todos os Conselheiros estavam de acordo com o processo e a forma como foi conduzido, o CODEL resolveu afastar a Diretoria sendo que, até a presente data, o CODEL não apresentou justificativa dos motivos que levaram àquele Conselho a tomar tão drástica e intempestiva decisão, com risco de graves prejuízos financeiros e a imagem da REFER. 
  • Em 28/02/2020, o Conselho Deliberativo, sem que todos os procedimentos formais fossem observados e o processo concluído, resolveu pela exoneração dos Diretores Manoel Geraldo Costa e Carlos Alberto Pinto da Silva, sendo que o Diretor de Seguridade Fernando João Abelha Salles já tinha pedido a sua exoneração. 
  • Importante ressaltar que a decisão do Conselho Deliberativo de afastar a Diretoria e em seguida desrespeitar os critérios e pré-requisitos de seleção referentes à experiência profissional e de conduta ilibada, definidas e exigidas anteriormente para os postulantes aos cargos de direção da REFER, tornou a Fundação novamente vulnerável para que indicados politicamente, sem qualquer comprometimento com os seus participantes, assim como pessoas não qualificadas voltem a conduzir o destino da Fundação, colocando em risco o nosso patrimônio que nos custou tão caro para concretizar. 
  • Cabe enfatizar que a Diretoria estava conduzindo e finalizando as tratativas para a conclusão do acordo da dívida da União junto à CBTU que, assim como o da RFFSA, que foi concluída com sucesso, depende de uma ação não só técnica como também politica para um final exitoso, e estes fatos só servem para atrapalhar e dificultar a sua conclusão e prejudicar os participantes da CBTU.
  • Finalmente esclareço que se trata de minha posição como participante assistido, e estou somente exigindo uma atitude clara e correta por parte do Conselho Deliberativo da REFER, que as decisões sejam transparentes e que os participantes, os mais interessados neste processo, sejam informados das decisões tomadas e das suas consequências. 

PAULO CEZAR OLIVEIRA

Mat: 90.004.934-0”

Pronunciamento do

Relações Públicas da RFFSA

Do ex assessor de Relações Públicas da extinta RFFSA, Bernardo  Luiz Barreto, recebemos a seguinte mensagem:

“Queremos demonstrar, através desta mensagem, o nosso sentimento da perda de uma diretoria em que confiávamos por conhecê-la pessoalmente, quando em exercício na Administração Geral da RFFSA.

Para direção da nossa REFER  foi conduzida por meritocracia e não por indicação politica, de vez que participaram de rigorosa seleção, concorrendo com oito dezenas de outros companheiros ferroviários.

Ficamos orgulhosos da atuação equilibrada, obtendo significativos sucesso de lucros, nunca vistos anteriormente, conforme dita o Relatório Anual da Fundação. Pedimos a Deus que os tragam de volta para nossa segurança.

Ao Abelha, com quem trabalhamos juntos na Central do Brasil e, depois, na Comunicação Institucional da RFFSA, nosso reconhecimento pela dedicação e participação na gestão tão eficiente.

Barreto e Tita