A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, deu autonomia para as empresas vinculadas à pasta empreenderem estudos e projetos relacionados à mobilidade urbana que poderão ser integrados ao planejamento de transporte coletivo do governo estadual.A resolução que dá esta prerrogativa às empresas foi publicada no Diário Oficial do Estado em meados de junho.

Entre as empresas vinculadas à pasta comandada por Alexandre Baldy estão a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Metrô, EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (ônibus metropolitanos comuns, ônibus metropolitanos seletivos, ônibus e trólebus do Corredor ABD e VLT – Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista) e EFCJ  -Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Os estudos coordenados ou realizados diretamente pelas empresas podem ser mais rápidos e mais precisos nos segmentos que estas empresas atuam. Assim, a EMTU, por exemplo, pode ter um recorte mais preciso sobre os transportes por ônibus que uma equipe geral da STM.

No entanto, a resolução determina que todos estes estudos passem pelo crivo do secretário dos transportes.

Fonte: Diário dos Transportes, Revista Ferroviária

 https://diariodotransporte.com.br/2020/06/29/stm-da-aut…