Ferroviários participantes da REFER encaminharam ao e-mail ferroviavezevoz@gmail.com os cumprimentos à Fundação REFER, pelos resultados altamente positivos alcançados no decorrer do ano de 2019, conforme Relatório Anual publicado no site da Fundação.

Do advogado Lício Ramos de Araújo, ex assessor da Presidência da extinta RFFSA:

“Não nos surpreendeu o resultado dos atos administrativos da gestão da diretoria da REFER, divulgados no Relatório Anual da Fundação, relativo ao ano de 2019. Sua então diretoria conseguiu obter o melhor desempenho da história da entidade, em 40 anos de existência. 

O trio de diretores foi reconhecido como altamente capacitado, pelo sistema seletivo de avaliação, ao concorrer com quase uma centena de outros ferroviários candidatos. Essa seleção que deu um basta às indicações políticas, concluiu de forma minuciosa, ser esse o melhor modelo para escolha dos que irão administrar as reservas de recursos que nos pertencem.

A seleção e eleição da diretoria pelo Conselho Deliberativo, além de  atestar a capacidade, o prestigio profissional e sobretudo o conceito de compromisso com a classe, mostrou o acatamento ao processo seletivo. Os diretores escolhidos desfrutaram por longos anos, de êxitos na administração da RFFSA e da CBTU, por suas atuações em missões relevantes em altas funções que desempenharam no sistema ferroviário brasileiro. 

Pela primeira vez, vimos o trio de novos diretores que conquistaram os cargos por mérito e não por indicação política partidária, ser recebido com manifestação de aplausos no início dos seus mandatos, interrompidos após um ano, de forma inconsistente e abrupta, até então não explicada aos participantes. Felício aos que realizaram a ambiciosa meta de garantir a segurança financeira da entidade, que se sentia ameaçada de não poder cumprir sua missão assistencial aos atendidos.

Lício Araújo”

Associação Mútua se manifesta sobre

os resultados da REFER em 2019

 Do diretor da Associação Mútua dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina, Odevar Santos, recebemos a seguinte mensagem:

“Até hoje não entendi porque os conselheiros  da REFER resolveram afastar uma diretoria que após rigorosa seleção, foi eleita pela unanimidade do Conselho, democraticamente, por duas vezes. O Conselho não deu até hoje aos participantes, uma explicação convincente para tal, já que durante o ano de 2019, período que os diretores afastados exerceram a direção da Fundação, registrou-se rentabilidade satisfatória, considerada  uma das melhores nos últimos anos.”