Recebemos do leitor Bruno Possati o seguinte pedido de informações:
Prezado Sr. João Abelha,
Antes de mais nada, se faz necessário parabenizar por sua trajetória de sucesso e pelo blog ferrovia vez e voz. Pois foi o único lugar que encontrei material que pude confiar na informação lida.
Falo à respeito da URP dos ferroviários promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários de Belo Horizonte, no qual já tramita por vários e longos anos em nossas várias esferas e Tribunais de justiça.
Meu avô, falecido há cerca de 01 ano, com seus 94 de idade, sempre me falava deste direito. Ferroviário por toda sua vida aqui em Macaé cidade do estado do Rio de Janeiro, faleceu sem poder desfrutar do benefício salarial.
Aqui de longe estou tentando obter mais informações deste processo, mas confesso que encontro dificuldades. Li uma postagem em seu blog datada de outubro de 2019, no qual na oportunidade nos informava que o processo já havia transitado e julgado no STF.
Pergunto ao Senhor se há mais informações sobre este processo, em que fase se encontra atualmente? Se a perspectiva de pagamentos aos queridos ferroviários e/ou seus familiares? E ainda se possui o número deste processo.
Desde já fico grandemente agradecido em lhe escrever e certo do seu carinho e atenção!!!
Atenciosamente
Bruno Possati”
Bruno
As informações devem ser colhidas junto ao Sindicato dos Ferroviários de Belo Horizonte que impetrou a ação. Outra possível fonte é a AENCO – Associação dos Engenheiros do Centro Oeste.
Se o Sindicato de BH ou algum ferroviário tiver informações mais detalhadas e atualizadas encarecemos que sejam enviadas para o e-mail ferroviavezevoz.com
SINDICATO DOS TRABALHADORES EMEMPRESAS FERROVIÁRIAS DE BELO HORIZONTE
Presidente: Edna Ribeiro Bezerra
E-mail: stefbh9@veloxmail.com.br
Endereço: Rua Itajubá, 141, 1º Andar, Bairro Floresta – BELO HORIZONTE – MG – CEP: 30150-380
Telefone/Fax: (31) 3421-9898
Sr.João Abelha
Para esccalrecimento a todos os ferroviários que fazem parte de nosso processoda URP.
O QUE É O PROCESSO DA URP PARA MUITOS QUE NÃO TEM CONHECIMENTO O QUE SIGNIFICA:
Esta página é sobre o Processo da URP. Todos ferroviários ativos, aposentados, pensionistas, algum herdeiro direto/indireto ou alguém q tenha interesse no processo.
O QUE É O PROCESSO DA URP PARA MUITOS QUE NÃO TEM CONHECIMENTO O QUE SIGNIFICA:
Esta página é sobre o Processo da URP. Todos ferroviários ativos, aposentados, pensionistas, algum herdeiro direto/indireto ou alguém q tenha interesse no processo.
TRT3 PROCESSO Número 01542-1992-003-03-00-0Declaração de autoria
O Sindicato dos Trabalhadores em Emprezas Ferroviárias de Belo Horizonte MG nos representa neste processo. Abrange MG e algumas cidades de SP e RJ
PARA TODOS TOMAREM CONHECIMENTO O PORQUE DO PROCESSO DA URP:
A historia da Urp.
Devido ao fracasso do plano cruzado no governo José Sarney, a URP – Unidade de Referência de Preços foi criada pelo ministro da Fazenda Bresser Pereira em junho de 87.
Foi um mecanismo de correção salarial (que reajustaria preços e salários) para repor perdas inflacionárias, “Plano Bresser”.
Implantado o “Plano Bresser”, imediatamente todos tiveram seus salários congelados por 3 meses.
A recuperação da perda infligida aos salários nesses 3 meses de congelamento somente se daria nos 3 meses seguintes, com a aplicação – em cada um desses 3 meses – do índice (URP) calculado a partir dos índices de inflação do trimestre em que os salários estiveram congelados.
E assim por diante: a cada trimestre (enquanto estava sendo aplicada aos salários a URP calculada no trimestre anterior), calculava-se a URP que seria aplicada aos salários no trimestre seguinte.
Em português claro: os salários estavam sempre recuperando a perda de uma inflação dos 3 meses anteriores.
Nov/88 foi o fim do trimestre para apuração da URP que reajustaria os salários em dez/88, jan/89 e fev/89 e justamente foi quando assumiu Mailson da Nóbrega e instituiu o “Plano Verão” que não reajustou os salários em 26,05% e imediatamente “congelou também preços e salários”.
Vários Sindicatos e Entidades representativas das diversas categorias entraram na Justiça na busca do reajuste desse mês, uma vez que ele já estava assegurado desde novembro/88 em função do que estabelecia o Decreto-Lei que criou a URP um índice de reajuste salarial de 26,05% que deveria ter sido aplicado naquele mês, e que não recebemos em função da troca de ministros todos eles com intenções de acabar com a inflação (naquela época).
………….A ação foi distribuída em 12/06/1992 pelo Sindicato com pedidos de reajustes salariais:
(a) gatilho de julho/87 26,06%;
(b) URP de fevereiro/89 26,05%;
(c) a integração e incorporação destas parcelas ao salário, bem como seus reflexos;
(d) pagamento, após a recomposição salarial, dos reflexos nas horas extras, horas de passe e adicionais;
(e) pagamento de parcelas vencidas e vincendas;
(f) aplicação do art. 467 da CLT, onde couber;
(g) determinar a reclamada informar à Previdência Social, quando se tratar de aposentados e pensionistas;
(h) condenação de honorários advocatícios à base de 15% sobre os valores apurados;
(i) anotação na CTPS dos substituídos e comunicação na forma do Prov. 01/70 do TST e art. 42 e 43 da L
PARA TER DIREITO A URP O FERROVIÁRIO TERIA QUE SER SINDICALIZADO AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPREZAS FERROVIARIAS DE BELO HORIZONTE MG- QUE É O DETENTOR DA AÇÃO NA JUSTIÇA OU ENTÃO TER ASSINADO UMA PROCURAÇÃO NO ANO DE 1992 DANDO PLENOS DIREITOS AO SINDICATO AUTORIZANDO O SINDICATO A ENTRAR NA JUSTIÇA EM SEU NOME. SE NÃO FEZ ISSO NÃO FAZ PARTE DE NOSSO PROCESSO ….
Enfim depois de essa explanação acima o nosso processo já transitou em juldado agora só resta a execução e homologação de cálculos , onde muito vão se decepciomar pois quando nos foram negados essas repopsições salariais recebiamos nosso salários em Cruzados que o montante total apurado e com correção de juros de poupança mês a mês e 0,5% de correção para cada ano do processo na justiça a maioria que está no processo não recebe R%6.000,00(Seis mil reais), em virtude da desvalorizaão da moeda para o REAL .Muitos estão iludidos achando que iraima receber uma grana alta e não vão é só fzer osa calculos que verão a situação de cada um.
Bom espero ter esclarecido par a todos TARCISIO DE SOUZA´TECNICO APOSENTADO NA SR3- delegado sindical do Sindicato dos Ferroviários em Empresas Ferroviárias de Belo Horizonte de 1962 à 1994. Admisnitrador do Grupo no Facebook PROCESSO DA URP E DEMAIS DIREITOS FERROVIARIOS
CurtirCurtir
Postei um comentário esclarecedor para os ferroviários que fazem parte do processo da URP foi censurado excluido não apareceu na sua pagina
CurtirCurtir
Tarcisio
Infelizmente o seu comentário não foi recebido no blog.
Vou tentar localizá-lo. Se for possível encareço que seja reenviado.
Obrigado
CurtirCurtir
Agora esta muito obrigado temo junto
CurtirCurtir