A forte queda na frequência de passageiros do sistema de Metrô e CPTM por causa das medidas de isolamento social em São Paulo deve levar a uma perda de R$ 800 milhões na receita do sistema de transporte sobre trilhos do Estado, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Em 2019, a receita tarifária no sistema foi de cerca de R$ 4,5 bilhões, segundo os demonstrativos financeiros de ambas as companhias.

De acordo com dados da secretaria, no início da semana passada, a queda no número de passageiros que utilizam o Metrô chegou a 80% e, na CPTM, a 76%. Esses índices já foram maiores. Logo depois de o Estado e a Prefeitura de São Paulo anunciarem as medidas de isolamento social, o recuo no número de usuários chegou a 85% no Metrô e 83% na CPTM. Na EMTU, de ônibus intermunicipais, a queda chegou a 80% e, agora, está em 73%.

Baldy explica que, no sistema sobre trilhos, apesar do recuo expressivo no número de passageiros, em torno de 75% da frota tem sido mantida em operação para evitar aglomerações. “Assim, os custos fixos permanecem”, observa.

Num dia de semana normal, o Metrô recebe 5,5 milhões de passageiros, a CPTM, 3 milhões, e a EMTU, dois milhões de usuários.

Fontes: Valor Econômico, O Globo, Revista Ferroviária, Internet