Por Fernando Abelha
Embora com alguma reserva, em acatamento à pedido da liderança do Grupo de Trabalho da Comissão Paritária, no entanto, procedo agora por decisão própria e publico algumas informações, também em atenção a significativo número de pedidos de informações dos leitores, sobre a atuação do Grupo de Trabalho da Comissão Paritária, instituído no final de 2019, em memorável encontro, no qual, pela primeira vez se reuniu, por um único objetivo, a liderança da categoria ferroviária, em encontro realizado na sede da Associação Mútua, no Bairro Imperial de São Cristóvão, RJ.
O encontro atendeu a iniciativa do presidente da Mútua, Adauto Alves, quando todos os órgão de classe do RJ, entre eles, a Federação Nacional dos Ferroviários-FNTF, representada por seu presidente ministro Hélio de Souza Regato, que dirigiu os trabalhos; Federação dos Engenheiros Ferroviários FAEF, representada por sua vice presidente, Clarisse Maria de Aquino Soraggi, Federação dos Aposentados e Pensionistas – FENAFAP (Fortaleza) representada pelo seu presidente Etevaldo Pereira dos Santos e Associação dos Aposentados e Pensionistas do RJ – AAPRFFSA, (o presidente Nelson Fernandes Cruz, mesmo doente fez questão de comparecer e assim marcar os interesses dos associados e núcleos, existentes nos principais Estados da Federação). No decorrer da reunião foi debatida exaustivamente, por toda uma tarde, a lamentável situação da categoria.
Ato contínuo, foi criada, através do WhatsApp, uma rede de comunicação diária que retrata a evolução e até mesmo possíveis involuções das tratativas. Ficou definido que os assuntos tratados tivessem, em um primeiro momento, o caráter de reservados a fim de não criar expectativas. No entanto, podemos informar que o grupo de Trabalho tem atuado muito intensamente junto às autoridades de Brasília, onde o processo da Comissão Paritária, por determinação de importante personalidade do Poder Executivo, foi desarquivado na VALEC e se encontra em análise no Ministério da Infraestrutura. É, semanalmente, cobrado o seu andamento pelos coordenadores do Grupo de Trabalho, Etevaldo Pereira dos Santo e Adauto Alves que também representa a FNTF onde tem uma diretoria.
Da mesma forma, também em caráter sigiloso, é registrada a párticipação de um outro movimento em Belo Horizonte, com a liderança da AENCO, FAEF e pelo engenheiro ferroviário Geraldo de Castro Filho, que atuam em outra frente de Brasília , quanto ao mesmo norte do Grupo da Comissão Paritária, o de fazer justiça à nossa categoria, que teve a infelicidade de ser jogada na VALEC – Engenharia, após a criminosa extinção da RFFSA e hoje se vê esquecida e desprezada.
Que Deus em sua infinita graça e misericórdia abençoe a vida desses bravos homens que se dedicam em lutar por uma classe tão sofrida e que tanto fez por esse país. Eu creio nesse Vitória.
CurtirCurtir
O futuro a Deus pertence, vamos aguardar. Com todo respeito a todos componentes da Comissão Paritária, vamos para realidade do fatos após o lastimável acontecimento com referencia a concessão dos ‘dissídio coletivos 2018/2019, que nos foi negados um reajuste digno bem como o não pagamento dos valores retroativos, não sendo obedecido a data e nem o cumprimento das leis de direitos adquiridos em vigor, por outro lado ofereceram o PDV, para funcionário que estão lotados fora do ambito do serviço ferroviário com valores importantes, Não tem para uns , mais aprecem para outros , no meu entender no momento a Comissão, poderia iniciar os trabalhos junto as autoridades competentes para regularização do reajuste anual seja cumprido na data padrão e não a determinada pela Valec, para que não aconteça o que vem ocorrendo a espera de dois em dois anos. Se a empresa RFFSA , foi extinta não possuindo empregados na ativa no ambito da ferrovia, com atividades totalmente opostas as da ferrovia em orgãos do governo, agora eu pergunto qual a finalidade do dissídio coletivo.
CurtirCurtir
Gostaríamos de ressaltar que a Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER se fez presente na ocasião e continua participando do Grupo de Trabalho da Comissão Paritária.
CurtirCurtir
Espermos que essa comissão consiga o objetivo em prol dos ferroviários , classe que foi abandonada pelo governo corrupto . Temos fé em Deus é nos nossos representantes.
CurtirCurtir
Obrigado a todos esse companheiros que lutam com bravura em favor dessa gloriosa classe.
CurtirCurtir