Por Fernando Abelha

Informações obtidas, na tarde de ontem, junto a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF confirmam que os Sindicatos da Base, após Assembleías realizadas por ferroviários da extinta RFFSA, que se encontram ainda em atividade na VALEC, para onde foram transferidos por sucessão trabalhista, aceitaram a proposta da Empresa para correção de 3,54% em seus salários, para os dois Acordos Coletivos, referentes a 2017/18 e 2019/20, por entenderem que, para o difícil momento que a classe trabalhadora do país está vivendo, ainda era esta a melhor opção.

A mesma fonte disse que se aplicada a última proposta da VALEC, esses valores não terão retroatividade. Quanto a mudança da data base de 1º de maio para o dia da assinatura do AC, esclareceu que a concordância dos Sindicatos pelos valores oferecidos, não incluiu a mudança da data base.  Sabe-se, no entanto, que a categoria espera novas medidas para que, oportunamente, sejam reconhecidas pelo Governo Federal as perdas salariais que, agora, já se aproximam aos 50%.

O reajuste de 3,54%, em um primeiro momento, será aplicado aos salários de cerca de 100 empregados ativos e, posteriormente, estendido aos 52 mil aposentados e pensionistas, com validade a partir da data da assinatura do AC. Sabe-se, também, que os 12 primeiros níveis da escala de cargos e salários dos ferroviários da extinta RFFSA estão, hoje, abaixo do salário mínimo federal. Assim, se considerado os que  hoje têm seus salários equiparados ao mínimo, grande número de ferroviários, terá aumento de cerca de R$ 31,50 por mês.