Com estratégia de investimentos baseada na renda fixa, especialmente em títulos públicos, a Fundação REFER obteve rentabilidade de 13,1% no primeiro semestre de 2019. É um dos melhores resultados entre as entidades de previdência complementar fechada para o período.

Os ganhos do primeiro semestre representam mais do que o dobro da meta atuarial, de 5,23%, e do que a média de retorno de outros planos, de 5,81%, segundo a consultoria Aditus. Nos últimos 12 meses, a rentabilidade acumula 25,71%, mais do que duas vezes a média do setor, de 11,27%, e quase três vezes a meta atuarial no período, de 9%.

A carteira de investimentos global da Fundação tem 86,7% aplicados em renda fixa, concentrada em títulos públicos, e outros 9,70% em imóveis. Embora o mercado esteja mudando o foco para a renda variável, como o investimento em ações, a análise da REFER é de que a estratégia conservadora continua sendo a melhor alternativa para o perfil de seus participantes, com maioria de aposentados e pensionistas. “É fundamental ter segurança para cumprir os compromissos de longo prazo, garantindo o pagamento de benefícios como fizemos nos últimos 40 anos”, explica o diretor financeiro Carlos Alberto Pinto da Silva. E o retorno tem sido compensador: somente as aplicações de renda fixa da Fundação ganharam 15,24% nos primeiros seis meses deste ano. Como comparação, investimentos no mercado em fundos CDI, como os disponíveis nos bancos, valorizaram 3,07%.

Fonte: Fundação REFER