Texto do economista Paulo Leite. CODEL 36

Para que você possa valorizar o seu voto, comparativamente aos dos demais candidatos, não podemos deixar de mencionar nossa atuação na REFER, a frente da Diretoria Administrativa e Financeira por quatro anos e sete meses,  atravessando uma quadra difícil com a falta de repasse financeiro das Patrocinadoras RFFSA e CBTU comprometendo seriamente o cumprimento das obrigações compromissadas com os participantes da Fundação.

Desenvolvemos uma Política de Investimentos com a segurança indispensável, mas que não impediu significativo aumento patrimonial no segmento de Shopping Centers que chegou a nos proporcionar uma rentabilidade apreciável superando em alguns momentos os rendimentos das demais aplicações.

O acerto dessa Política veio a se confirmar em gestão posterior a nossa com a alienação de participações no segmento para suportar a falta de cumprimento dos repasses a que acima nos referimos.

Os investimentos realizados sempre proporcionaram o cumprimento das metas atuariais que foram permanentemente fiscalizados por diversas auditorias, como é comum acontecer no seguimento de previdência complementar juntamente com os balanços contábeis anuais aprovados sem restrições.

A alteração nos parâmetros da Política de Investimentos que deixamos sem dúvida visavam proporcionar maior flexibilização nos procedimentos para aplicações dos Recursos Garantidores o que, em nosso entendimento, ocasionou sérios problemas para a REFER, com perda de rentabilidade de seus ativos.

Não podemos deixar de registrar que participamos efetivamente como Diretor dos entendimentos como o Governo Federal e Estadual para que finalmente em dezembro de 2018 a REFER recebesse a dívida das Patrocinadoras RFFSA e do METRO/RIO.

         Nossa atuação também procurou melhorar o lado social dos Associados como participantes da REFER, adotando, no período, algumas  providências que  gostaria de destacar ;

1 – Antecipação da data do pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas;

2 – Antecipação do pagamento do 13º benefício, que passou a lhe ser creditado antes das festividades natalinas.

3 – Aumento do prazo para ressarcimento dos empréstimos, com taxas de juros inferiores as das instituições financeiras do mercado.

4 – Convênio com o Banco REAL (SANTANDER) para aplicação de taxas reduzidas, comparativamente ao mercado, para financiamento imobiliário

A experiência adquirida no exercício dos dois mandatos como Diretor servirá na nossa atuação como Conselheiro para auxiliar na busca do recebimento dos créditos junto a CBTU, na melhoria de nosso Estatuto Social e em uma política para angariar novos Participantes.

FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS

A REFER lhes pertence e o seu voto é

a garantia de que VOCÊ continuará a receber

mensalmente,  sua aposentadoria

Escolha o candidato que já realizou

Vote em Paulo Leite

CODEL 36