Por Fernando Abelha

Os sindicatos da base da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF permanecem em Brasília na tentativa de encontrar solução junto a VALEC na mediação no TST, solução para os acordos coletivos de 2019 e de 2020.

Informações obtidas na manhã de hoje junto a FNTF dão conta de que na mediação de ontem do ACT 2019, ajuizado no TST e em fase de mediação entre as partes, a VALEC Engenharia, concordou em corrigir os salários pelos índices inflacionários de 1,89%, mas se negou a pagar os atrasados de 13 meses, sob alegação de que recebera, nesse sentido, ordem do governo, o que não foi aceito pela FNTF.

A presidência da FNTF orientou aos dirigentes sindicais que permanecessem em Brasília que tentassem negociar hoje com a VALEC o pagamento da inflação do ACT referente a 2020, no valor de correção de 5,07%, vencido em maio, portanto sem atrasados. No caso da não aceitação, esse ACT será ajuizado também no TST, juntamente com o de 2019, que lá já se encontra, para decisão dos ministros daquela Egrégia Corte de Justiça Trabalhista.  A FNTF “em hipótese alguma abrirá mão de receber os atrasados devidos pela VALEC, em flagrante prejuízo da categoria . ” Afirmaram.