Por Paulo Leite (candidato ao Conselho Deliberativo – vote 36)

Em recentes matérias que abordamos sob o título REFER – PORTO SEGURO PARA OS FERROVIÁRIOS procuramos mostrar a importância da Fundação para a classe ferroviária tão esquecida e praticamente fadada a extinção pela ausência de perspectiva do uso da Ferrovia na retomada do desenvolvimento do País.

Os participantes, ativos e assistidos da REFER respirarão nos próximos meses de junho, julho e início de agosto o clima das eleições para escolherem  dois novos Conselheiros sendo um para o Deliberativo (CODEL) e o outro para o Fiscal (COFIS).

Eleições regulamentadas por Regimento Eleitoral bem elaborado e atualizado redesenhando a modalidade da apresentação e apuração dos votos, uma vez que em eleições passadas inúmeras dúvidas foram levantadas sobre ter sido legitima a escolha feita pelos eleitores.

Acesso ao cadastro de votantes para alguns candidatos, dificuldade na sistemática de votação e dúvidas na apuração dos votos recebidos são pontos abordados no novo Regimento, o que, sem dúvida, são fatores de atração para apresentação de um maior número de candidaturas nesta Eleição.

Encerradas as inscrições verificamos que tal fato ocorreu o que proporcionará ao eleitor uma escolha mais acurada dentro dos anseios que considerar necessário a uma boa gestão da Fundação.

A responsabilidade do Conselheiro se reveste de importância quando obrigatoriamente deverá participar na aprovação de uma Política de Investimentos acompanhando seu desenvolvimento e corrigindo interpretações que possam levar a perdas ao Patrimônio da REFER.

Registre-se que por desídia no trato dos interesses da Fundação os integrantes dos Conselhos podem ser responsabilizados, com comprometimento de seu patrimônio.

Não será ainda por demais lembrar que os atuais e futuros dirigentes da REFER se deparam com a necessidade de angariar novos participantes ativos para adesão a seus planos permitindo o aumento de seus Recursos Garantidores uma vez a massa de funcionários em condições de aposentadoria.

No site da Fundação (www.refer.com.br) link Eleições o eleitor  encontrará a lista dos candidatos com suas propostas para defesa de seus interesses na REFER.

Paulo Leite

Candidato ao CODEL  36