Colaborações:  Flavio Rabelo, Francisco Matos

Tomaram posse em 30 de abril 30 novos integrantes do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva da VALEC durante a 6ª Reunião Extraordinária do Consad. Os novos conselheiros haviam sido eleitos durante a 31ª Assembleia Geral Ordinária da empresa, que aconteceu na segunda-feira, 29.

Irão compor o Consad o Chefe de Divisão da Secretaria Executiva do MInfra, Alex Augusto Sanches Trevizan, como representante do Ministério da Infraestrutura, em substituição a Anderson Angelo de Oliveira e; Paulo Cézar Rabelo, representante dos empregados da VALEC, substituindo Gabrielle Fernandes Cerqueira.

A Diretoria Executiva da VALEC passa a contar com novo Diretor de Administração e Finanças, o Auditor Federal de Finanças e Controle Paulo de Tarso Cancela Campolina de Oliveira, que anteriormente atuava na Coordenação-Geral de Programação Financeira da Secretaria do Tesouro Nacional. Campolina substitui Leyvan Candido na DIRAF e, interinamente, Marcus Expedito Felipe de Almeida na DIROP. Na Diretoria de Engenharia, o novo titular é o Especialista em Infraestrutura Sênior José Luis Vianna Ferreira, que atuava anteriormente na Diretoria de Planejamento da EPL – Empresa de Planejamento e Logística. Vianna assume interinamente a Presidência da VALEC.

O Consad e a Diretoria Executiva da VALEC passam a ter a seguinte composição:

Consad

Membros titulares: Alex Augusto Sanches Trevizan, Noel Dorival Giacomitti, Andrey Goldner Baptista Silva, Paulo Cézar Rabelo e José Luis Vianna Ferreira

Diretoria Executiva

Presidente (interino) e Diretor de Engenharia: José Luis Vianna Ferreira

Diretor de Administração e Finanças e Diretor de Operações e Participações (interino): Paulo de Tarso Cancela Campolina de Oliveira

Diretor de Planejamento: Márcio Guimarães de Aquino

Reestruturação da VALEC

O novo Conselho de Administração estabeleceu como um de seus principais objetivos a reestruturação da VALEC. Caberá ao corpo técnico da empresa propor formas inovadoras e em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Infraestrutura para o aperfeiçoamento da VALEC no cumprimento de suas funções institucionais. De acordo com Trevizan, “o MInfra vê como prioritário o desenvolvimento do modal ferroviário e conta com a VALEC para executar com excelência essa missão”.

Conselho de Administração e Diretoria Executiva

Alex Augusto Sanches Trevizan

José Luis Vianna Ferreira

Paulo de Tarso Cancela Campolina de Oliveira

Paulo Cézar Rabelo

Conselho Fiscal também tem novos integrantes

Durante a 31ª Assembleia Geral Ordinária, também foi eleito novo membro do Conselho Fiscal: o Diretor do Departamento de Transporte Ferroviário do MInfra, Ismael Trinks, como membro titular representante do Ministério da Infraestrutura, em substituição a Fernando Furiatti Saboia. Foram reeleitos para o Confis: Mario Augusto Carboni, integrante titular representante do Tesouro Nacional, e Adriano Oliveira Chaves como seu suplente; Júlio César Gonçalves Corrêa, titular representante do Ministério da Infraestrutura, tendo como suplente Fabio Luiz Lima de Freitas e; Ana Patrizia Gonçalves Lira, como suplente de Ismael Trinks.